LOGÍSTICA

TRANSPORTE DE CARGAS- DIFERENCIAL COMPETITIVO

A demanda por processos cada vez mais rápidos e eficientes se tornou um estímulo para a inovação da logística dentro das empresas. Quando se fala em transporte de cargas, as organizações têm uma maior segurança nos deslocamentos, desenvolvem uma gestão muito mais integrada e eficiente — graças aos diversos softwares disponíveis — e conseguem ter uma boa produtividade a custos reduzidos.

Todas essas características são capazes de fazer do transporte um grande diferencial competitivo para a empresa.

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE INOVAÇÃO

A trajetória das empresas até atingirem uma logística eficiente perfaz um caminho longo e que, por vezes, não é nada simples. Mas, como dito, a partir das otimizações trazidas pela tecnologia, associadas a uma boa gestão interna e especializada, a empresa pode elevar muito a qualidade de seus processos logísticos.

Contudo, para que isso ocorra, é necessário que a empresa adote uma verdadeira cultura de inovação. O pensamento inovador deve fazer parte da rotina do negócio, sendo primordial que líderes, gestores e gerentes estejam sempre em busca de novos recursos e soluções para aprimorar as atividades.

O FATOR HUMANO É PRIMORDIAL

Outro ponto que é de suma relevância para alavancar o diferencial competitivo dos seus serviços de transporte são os profissionais que atuam no setor logístico. Contar com um capital humano eficiente pode, sem dúvida, fazer toda a diferença na eficiência dos processos.

Profissionais experientes e qualificados são ativos valiosos, pois têm mais domínio sobre as suas funções e conseguem lidar melhor com adversidades.

Por esse motivo, é fundamental que a empresa tenha uma grande preocupação em qualificar e aperfeiçoar seus funcionários, ofertando oportunidades para que cresçam pessoal e profissionalmente. Também é preciso dar condições para que eles busquem conhecimentos além dos muros da empresa, como cursos de aperfeiçoamento, especializações, workshops, entre outros recursos de ensino e aprendizagem.

O importante é que a empresa entenda que, hoje, as rotinas empresariais estão cada vez mais complexas e informatizadas e que, para manter um nível competitivo, é indispensável que todos os profissionais da companhia estejam alinhados a essa realidade.

EXPLORE TODO O POTENCIAL DA INTEGRAÇÃO

A logística é notadamente um grande emaranhado de processos. Controlar todos eles e manter um fluxo perfeito exige uma característica em especial: a integração.

Essa grande cadeia de processos necessita estar perfeitamente alinhada a todos os setores que a compõe. Cada etapa deve operar em conformidade, evitando a ocorrência de gargalos, que podem fazer com que o cliente final não tenha a sua demanda atendida a tempo e do modo como esperado e fique com uma imagem ruim da empresa.

Nos dias de hoje, a integração entra como um item indispensável. Desde o momento em que o cliente faz uma solicitação e a empresa a processa, todas as etapas seguintes deverão seguir um fluxo contínuo.

A comunicação deve ser constante — nesse ponto a tecnologia também ajuda com softwares de gestão e outras ferramentas de controle — de modo que, por exemplo, na hora que o cliente conclui seu pedido, ele já é informado da disponibilidade do produto no estoque e do tempo estimado de entrega. Em seguida, os funcionários já partem para a separação da mercadoria e já sabem qual o veículo mais apropriado para o deslocamento.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO

A automação, como braço da tecnologia, desponta como uma das ferramentas mais competitivas nos transportes atuais. É por meio dela que tudo ganha mais eficiência, economia e agilidade — atributos altamente valorizados no mercado.

Entre os benefícios da automação, podemos citar:

PADRONIZAÇÃO

Com a automação, os processos logísticos passam a seguir uma lógica e operação comuns — o que acaba por facilitar o controle pelos gestores e gerentes, já que processos padronizados são mais fáceis de prever inconsistências.

CENTRALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Em ambientes automatizados, as informações que são geradas passam a ser organizadas em uma base de dados centralizada. Isso permite uma maior integração dessas informações, posto que todos tenham acesso a essa base, o que também acaba otimizando o processo de tomada de decisões e proporciona agilidade, maior confiabilidade e segurança na manipulação das informações.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Com os reflexos da automação — tais como: o aumento na agilidade da execução dos processos, a melhora da produtividade, a redução de erros e um maior controle sobre as rotinas —, a redução dos custos acaba sendo uma consequência positiva de tantas otimizações.

TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRANSPORTE COMO MEDIDA ESTRATÉGICA

A especialização em determinado serviço no mercado empresarial é sempre vista como uma característica positiva, pois a empresa especializada em determinada função tem mais tempo e recursos para se dedicar à melhoria contínua da prestação do serviço.

Sabendo disso, a terceirização de processos de transporte pode ser uma medida altamente estratégica e benéfica para a empresa que busca melhorar a sua competitividade.

Por exemplo, valer-se de uma logística contratada pode retirar o ônus dessa importante tarefa da empresa e repassá-la para quem tem experiência e infraestrutura adequada para prestar o serviço da melhor maneira possível.

Hoje, o mercado dispõe de empresas especializadas no ramo de transportes, com amplo know-how e expertise na execução, o que acaba por aumentar a qualidade do transporte da sua empresa, a partir de métodos modernos, veículos seguros e próprios para cada tipo de demanda e, ainda, com a grande vantagem de reduzir os custos operacionais de logística.

Por fim, elevar a qualidade da logística e dos transportes da sua empresa é, de longe, uma das bases para criar um diferencial competitivo valioso para o seu negócio. Vimos como a tecnologia pode auxiliar nesse processo, e o quão relevante podem ser os recursos humanos.

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