INOVAÇÃO

Liderança inovadora: 6 passos para o setor de logística

A liderança inovadora é um dos fatores capazes de impulsionar os negócios na área logística, trazendo diferenciais competitivos e agregando maior valor aos processos organizacionais.

Contudo, essa prática, ou mais propriamente uma forma de gestão, requer o empenho do líder em inspirar e influenciar seus liderados na busca por inovações dentro do ambiente corporativo.

Sendo assim, é preciso que ele seja um profissional disposto a investir em novidades para otimizar processos e sempre estar por dentro das tendências do mercado.

  1. Mantenha-se atualizado e analise diferentes áreas

Para pensar fora da caixa, é preciso se dedicar ao aprimoramento constante de suas competências técnicas e habilidades de gestão, bem como buscar se manter atualizado em relação às tendências do mercado de logística.

Além disso, é necessário analisar outros mercados e setores, como produção, vendas, marketing etc. Dessa forma, você poderá observar ações, tecnologias e processos que podem ser trazidos para as atividades de distribuição, transporte, estocagem, entre outras que fazem parte da área logística.

  1. Busque novas tecnologias

O mercado de tecnologia é um dos mais inovadores existentes, sendo fonte de mudanças e revoluções nas formas de se trabalhar.

No ramo logístico não é diferente, pois soluções inovadoras surgem a todo momento, agregando maior segurança, desempenho e eficiência para as operações da cadeia de suprimentos.

O impacto da tecnologia no setor logístico pode ser sentido em diferentes áreas, graças a sistemas de:

  • roteirização de rotas e entregas;
  • gestão e controle de recursos dentro de centros de distribuição;
  • processamento de dados e obtenção de indicadores logísticos;
  • geolocalização e monitoramento de frotas;
  • gerenciamento de estoque, entre outros.

Portanto, é importante observar as inovações tecnológicas na área logística para encontrar opções que podem ser aplicadas na sua empresa. Para isso, veja informativos do setor, participe de feiras e eventos nacionais/internacionais e acompanhe outros canais que podem ajudar a obter informações sobre avanços tecnológicos.

  1. Interaja com outros líderes

A interação com profissionais de distintos perfis pode dar uma visão mais ampla sobre novas possibilidades de gestão e inovação dentro da sua organização. Para isso, invista no networking e busque trabalhar, conversar e aprender com gestores logísticos de companhias de sucesso no mercado.

Vale a pena participar de fóruns e grupos virtuais de logística em mídias e redes sociais, além de acompanhar vídeos e palestras de gente de destaque do seu ramo de atuação.

Aprendendo com eles e descobrindo como eles pensam e encontram novas soluções, você será capaz de expandir seus horizontes e trazer novas ideias para o seu trabalho.

  1. Incentive seus funcionários a trazerem novas ideias

Um dos fatores que costuma sufocar a inovação dentro das empresas e do setor logístico é o fato de ambos se fecharem às novas ideias de seus colaboradores.

Isso ocorre por conta da falta de canais de comunicação para que os empregados façam sugestões e de gestores que se isolam dos demais. Observações dos funcionários que são constantemente ignoradas também acabam por desmotivá-los, diminuindo gradualmente seus ânimos para sugerirem novidades.

Para obter sucesso com a liderança criativa, é preciso incentivar empregados a colaborarem, além de passar adiante a capacidade do pensamento inovador. É necessário fomentar os liderados a trazerem novas ideias periodicamente, mesmo que simples ou que somente se relacionem a atividades menores.

Com o tempo, é possível que se sintam mais seguros para darem ideias mais ambiciosas, que tragam profundas transformações para o negócio — embora sugestões simples também possam impactar positivamente a área logística.

  1. Teste e experimente ideias

Grande parte dos líderes mais inovadores do mercado são experimentadores ou testadores, ou seja, colocam em prática suas ideias e observações. É o caso, por exemplo, do gestor da Amazon, Jeff Bezos.

Após criar a livraria online e obter sucesso com ela, ele resolveu experimentar a venda de produtos, desde eletrodomésticos a brinquedos. Para isso, precisou buscar formas eficientes de logística e distribuição, o que deu certo e ajudou a Amazon a se tornar uma das maiores empresas do mundo, sendo uma das mais inovadoras também.

Depois disso, ainda levou sua empresa a se aventurar na produção e distribuição de e-readers, ajudando a desenvolver um novo mercado e se tornando líder nele com seu popular Kindle.

Por isso, é importante pôr em prática o maior número de ideias possíveis. Se estiver com receio de perder recursos, imponha restrições, mas sem que inibam as sugestões. Aliás, algumas limitações podem até ajudar a florescer sugestões mais criativas.

Por exemplo, você pode delimitar um determinado teto orçamentário para ideias voltadas para um melhor convívio entre os colegas, que pode ser menor ou maior que o teto para sugestões que aprimorem o desempenho da frota. Também pode colocar restrições de tempo, pessoal etc. Só cuide para não exagerar nisso!

  1. Procure consultorias e parcerias

Muitas vezes a rotina do setor logístico é muito puxada, acabando por sugar o tempo disponível para a busca de inovações. Além disso, nem sempre é fácil encontrar e aplicar novidades depois de anos e anos fazendo atividades da mesma forma.

Para conseguir superar essas limitações, às vezes é necessário contratar profissionais especializados em práticas inovadoras, como consultores.

Empresas que agreguem processos aperfeiçoados aos da sua empresa, ou seja, que atuem como parceiras do negócio, também podem ajudar você e sua equipe a desenvolverem inovações nos seus fluxos de trabalho. Nesse ponto, a terceirização de serviços também pode colaborar, além de unir a sua equipe com a da terceirizada, promovendo trocas de experiências.

Portanto, vale a pena buscar formas de aplicar o gerenciamento inovador na sua área, procurando diferenciais que agreguem maior valor ao seu trabalho. Desse modo, você poderá impulsionar a atuação dos seus colaboradores por meio do exemplo e da dedicação.

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