Favorita Transportes
Empresa com SGQ ISO 9001
SOLICITE SUA COLETA
Siga a Favorita nas Redes Sociais
Blog

Responsabilidade
Social

CAMPANHA “JUNTE O ÓLEO”

Favorita adere à Campanha “Junte o Óleo” e recebe Claudia Ribeiro do Instituto Triângulo para dar palestra sobre a campanha, segue informações abaixo:

A Campanha “Junte Óleo”, é baseada na construção de uma rede de atitudes sustentáveis por meio dos “Pontos de Troca”, locais onde a sociedade civil realiza a troca do óleo de cozinha usado, que causa impactos profundamente negativos ao meio ambiente, pelo sabão ecológico Vivamundo, que é 89,4% biodegradável.

A participação dos funcionários é simples. Realizando a ação ambiental do processo sustentável, o funcionário participante faz o armazenamento diário do óleo de cozinha utilizado em sua casa, reutilizando uma garrafa PET de 2 litros. Com a garrafa cheia, basta o funcionário fazer a troca, dando o resíduo e recebendo duas pedras do Sabão Vivamundo, efetivando–se como membro da rede de sustentabilidade.

O local de troca será no depto de Qualidade aqui na Favorita que formará uma rede única de sustentabilidade ao oferecer para seus colaboradores, uma ação prática de proteção do meio ambiente e responsabilidade social. Para criar esta rede de sustentabilidade o depto de Qualidade irá armazenar kits com duas pedras de sabão.

Impacto
Todos os meses 90 milhões de litros de óleo usado são jogados de forma irresponsável em pias e ralos. O óleo de cozinha depois de usado se torna um dos principais causadores da morte dos rios e da proliferação de ratos e baratas nas cidades. Isso acontece por que o descarte pela pia permite que o óleo chegue ao meio ambiente contaminando e causando degradação a todos os locais por onde passa.

Primeiro o óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais, retendo restos de alimentos o que atrai ratos e baratas para a tubulação de sua casa. Em seguida este óleo chega a rede pública de esgoto, também causando entupimentos e gerando ainda mais a proliferação de ratos e baratas. Por fim, este óleo chega aos rios e impermeabiliza seu solo e sua superfície, o que diretamente sufoca a água eliminando todo o oxigênio existente, causando a morte dos peixes e da vegetação aquática e por consequência do rio.

Isso tudo deixará de acontecer, assim que o colaborador trazer o óleo e fazer a troca!


Voltar
11 3393-2100