LOGÍSTICA

DEMANDA LOGÍSTICA

O conceito da previsão de demanda é algo simples de entender, tendo em vista que o nome da estratégia já a descreve, quase que completamente. A ideia é permitir que a empresa, por meio de estudo e análises de dados, se antecipe às próprias necessidades, bem como, dos seus clientes.

Claro que a teoria é mais fácil do que na prática. Para aplicar a previsão de demanda de maneira real, é preciso um trabalho homogêneo entre diferentes setores, como compras, vendas, gestão de estoque, transporte, entre outros, a fim de manter os níveis de produtos e serviços equilibrados, sem nenhum impacto negativo para o negócio.

Em suma, o objetivo principal da estratégia é garantir que a empresa conte com as mercadorias e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho em excelência, independentemente do período anual ou comportamento do mercado.

Qual a importância da estratégia para a sua empresa?

De fato, a previsão de demanda é uma das formas mais inteligentes de gerenciar o capital da sua empresa. Ademais, a estratégia parte do princípio de que você deve estar atualizado com a situação do setor, antes de realizar grandes investimentos.

O mercado atual vive um cenário de contrastes: ao mesmo tempo em que o número de novas empresas é cada vez maior, há também uma necessidade de contenção de custos em razão das seguidas recessões e crises econômicas.

Ou seja, você não pode deixar de investir em melhorias para não perder espaço no mercado, ao mesmo tempo que não é indicado desperdiçar capital, a fim de não correr riscos financeiros.

Para chegar a um resultado positivo nessa complexa equação, é preciso criar estratégias que ajudem a sua empresa a trabalhar melhor os investimentos. É aqui onde a previsão de demanda se mostra extremamente importante.

Com ela, diminuem-se os riscos de desperdícios e aumentam-se as chances de sucesso dos planejamentos traçados. O seu negócio garante serviços de qualidade, sem precisar fazer manobras negligentes.

Quais os benefícios da previsão de demanda?

Agora você já sabe que a previsão de demanda pode ajudar a sua empresa a controlar melhor os investimentos e aumentar as chances de sucesso. Mas essa é uma visão geral dos benefícios da estratégia.

Se aplicada corretamente, as vantagens pontuais são perceptíveis. Confira algumas logo abaixo.

No passado, a maior parte das empresas criavam seus planejamentos com base em “achismos” e intuição dos gestores mais experientes. O resultado era uma sequência de fracasso e baixo aproveitamento dos investimentos realizados.

Felizmente, hoje, há uma compreensão maior sobre a importância da análise de informações e dados para o sucesso de qualquer negócio — e essa filosofia é justamente um dos pilares da previsão de demanda.

Com um estudo inicial sobre possíveis cenários, o gestor consegue qualificar o planejamento empresarial e pensar nas melhores alternativas para cada situação. É uma questão lógica, com mais preparo, você tem mais chances de sucesso.

Crescimento da eficiência operacional

A diminuição de desperdícios citada anteriormente, não diz respeito apenas às mercadorias e materiais da empresa, mas também à rotina de trabalho dos funcionários.

Como a previsão de demanda aponta os melhores caminhos para determinadas épocas do ano, os colaboradores não precisam perder tempo com tarefas que não renderão bons resultados. Eles podem focar em ações fundamentais para aquele momento.

Obviamente, isso traz um cenário de maior eficiência operacional, e todo o esforço tende a ser recompensando com o alcance de metas e objetivos.

Melhoria da tomada de decisões

Você já sabe que a previsão de demanda facilita à questão de aquisição ou não de novos produtos. Com base no estudo de informações, o gestor consegue vislumbrar se é viável um investimento maior em mercadorias específicas.

Porém, essa metodologia não ajuda apenas na parte de compra e venda de mercadorias, ela também influencia diretamente nas decisões de contratação de mão de obra.

Pense pelo lado matemático, se você vender e fazer mais entregas, consequentemente precisará aumentar o número de funcionários para suprir o aumento de serviços. É nisso que um trabalho prévio faz a diferença.

Com meses de antecedência, você consegue decidir qual é o melhor caminho a se tomar, contratação de funcionários fixos ou terceirização de mão de obra?

Considerando que o aumento das vendas seja sazonal, a alternativa mais adequada é a terceirização de motoristas profissionais, capazes de realizar os serviços e sem demandarem maiores gastos para a sua empresa.

Diminuição de gastos

A diminuição de gastos com a previsão de demanda, fica clara quando você analisa tudo o que já foi informado até o momento. Por ser uma estratégia que prima pela racionalidade, ela evita que a sua empresa compre em demasia e tenha prejuízos com avaria ou vencimento de produtos, por exemplo.

Além disso, se você compra de maneira correta, gasta apenas o necessário e consegue se manter dentro do orçamento inicial. O giro de produtos tende a ser melhor, afinal, você adquiriu as mercadorias propícias àquela ocasião.

Por fim, como citado no tópico anterior, a previsão de demanda permite que você tome as melhores decisões em relação à contratação de mão de obra. A sua empresa é capaz de analisar e seguir o caminho mais adequado.

www.favorita.com.br