INOVAÇÃO

DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA

Trabalhando com logística, diariamente encontramos problemas que precisamos contornar, fluxos que precisamos otimizar e rotinas que precisamos repensar.

Essas são algumas das situações em que o Design Thinking (DT) pode ser aplicado na sua empresa. Sabe aquele problema que está empacando os seus processos? Já pensou em usar o Design Thinking para resolvê-lo?

O Design Thinking é uma abordagem para resolução de problemas em que o ser humano é o centro das soluções pensadas e que pode ser aplicada em diferentes contextos ou negócios.  Ou seja: a empresa ganha e o cliente ganha!

Numa jornada de DT, percorremos três fases:

  • Imersão: é a fase onde procuramos entender profundamente as necessidades de clientes ou usuários, seus principais problemas e dores, utilizando muita empatia nesse processo. 
  • Ideação: é o momento de utilizar a criatividade para gerar ideias e buscar soluções que façam sentido para as pessoas.
  • Prototipação: é quando transformamos as ideias geradas em um protótipo, ou seja, em uma primeira versão da solução que possibilite testá-la junto aos nossos clientes. 

Para usar o design thinking no seu dia a dia, tenha em mente essas três dicas:

  1. Caminhe com o problema: mudar de ambiente e se exercitar ajudam a ter novas perspectivas;
  2. Faça anotações: Você nunca sabe quando terá boas ideias, mas com certeza irá esquecê-las se não anotá-las;
  3. Desenhe: o recurso visual ajuda a entender melhor o desafio e organizar as alternativas.

Você irá perceber o quanto suas ideias podem evoluir realmente com a aplicação do design thinking.

Desmistifique a logística, busque novas formas de criar e gerir novas ideias, e mãos à obra.

www.favorita.com.br