E-COMMERCE MARKETPLACE

E-commerce ou marketplace? Qual o melhor para seu negócio?

Você entrou na febre dos marketplaces? Será que vale a pena vender apenas por marketplace e deixar o seu site de vendas de lado para garantir uma vitrine maior para seus produtos?

Principais diferenças entre marketplace e e-commerce

Há quem pense que todo tipo de venda virtual seja considerado e-commerce e isso é um erro bem comum para quem está entrando nesse mundo agora. 

O e-commerce se trata apenas de uma empresa vendendo o produto, seja ela revendedora ou fabricante. Outra característica marcante é que em uma venda por e-commerce não existe um intermediador. A negociação é direta entre a loja virtual e o consumidor final.

Também podemos pensar no investimento. Enquanto montar um e-commerce demanda investimento em plataforma, ferramenta de pagamento, contratar transportadoras (ou utilizar um hub de transporte) e controle de estoque. 

O marketplace é uma vitrine, um ambiente virtual onde são comercializados produtos, como no e-commerce. Todavia, no marketplace podem haver várias empresas vendendo os mesmos produtos. E o que irá diferenciá-los?

Preços e prazos de frete e valores dos produtos. Sabemos que a guerra de preços não é boa para ninguém, então uma boa estratégia é otimizar a logística, seja com postos avançados, crossdocking, ou ter várias opções de entrega. Que é o caso de alguns lojistas clientes do nosso hub de transporte. Eles utilizam várias das transportadoras conectadas na Frete Rápido para fornecerem diferencial de mercado e atenderem a uma necessidade, para que não precisem entrar na guerra de preços.

A visibilidade e o acesso no e-commerce é uma preocupação certa para o gestor. Considerando que há uma grande concorrência, onde o lojista compete com outros lojistas que vendem nos seus sites e também nos marketplaces. 

O mercado é vasto e tem se expandido, tudo isso é benéfico para a figura central, o consumidor. O segredo para se destacar no mercado está na experiência de compra do cliente e na fidelização.

É importante vender no próprio site, dar a ele a devida atenção, conquistar seu público, melhorar o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa e anunciar no ADS. Mas por que porque não aproveitar todas oportunidades? Os marketplace já possuem uma grande vitrine, com milhares de acessos.

É preciso testar, ver o que irá funcionar para seu nicho, pois sem dúvida seu negócio atenderá a uma necessidade de uma fatia do mercado. E se depois de um período você constatar que é mais benéfico vender só em marketplaces, ou só no e-commerce, ótimo.

Qual dos dois é a melhor escolha para meu negócio?

O e-commerce irá te dar um pouco mais de trabalho no começo e o marketplace irá te dar resultados mais imediatos. Mas lembre-se da guerra de preços de da taxa que todos cobram por venda.

Ainda assim, você pode trabalhar tranquilamente com os dois. Os marketplaces são ótimos para começar as vendas e fazer com que seus produtos sejam conhecidos pelos consumidores e assim, testar a aceitação dos mesmos.

Já o e-commerce, como mencionei , sua maior vantagem é a de fidelizar e fazer o cliente voltar a comprar direto com você. Afinal, mesmo trabalhando bem com o marketplace, uma única mudança das regras deles e seu faturamento pode cair pela metade. Então não precisa optar por apenas um deles.

Com o tamanho do mercado, as necessidades vão sendo notadas e vão surgindo novas soluções, como os integradores de marketplaces, que já não são tão novos assim. A principal função deles é facilitar a vida de quem vende em lojas virtuais e deseja facilitar suas vendas nas grandes vitrines, como por exemplo, a integração de seu estoque e criação de anúncios. Em

Por fim, um ponto que não posso deixar de recomendar aqui, é a logística. Ela merece uma atenção especial no seu negócio, pois seu cálculo de frete precisa ser feito com qualidade, sem divergência, seu carrinho de compra precisa retornar boas opções de frete, as entregas precisam ser feitas com qualidade, rastreabilidade e cumprindo os prazos combinados. 

A entrega é o ponto onde acontece o contato direto entre um representante de sua empresa e o consumidor. Tudo isso é prezar pela experiência de compra.

Independente de vender em e-commerce, utilizar integradores ou vender diretamente em marketplaces, você terá que se preocupar com a logística do seu negócio.

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