TENDÊNCIAS

TENDÊNCIAS PARA O SETOR LOGÍSTICO

A quarentena e reclusão no mundo foram importantes e decisivos, pois as compras virtuais e as exigências do consumidor tiveram um grande salto. Devido à necessidade de entrega em casa de forma rápida e segura, as empresas precisaram se adaptar e acompanharam essas mudanças. Logo, o lead time de entrega (tempo de fabricação e entrega) dos fabricantes e distribuidores precisou ser ajustado para que cada produto vendido chegasse com segurança até seu destino final.

Essas tendências para o mercado logístico e mudanças repentinas ajudaram o setor a se transformar e levantar novas soluções para um novo consumidor, agora mais exigente e que precisa de um sistema funcional para toda a cadeia de suprimentos, de ponta a ponta. Vamos passar por cada uma dessas mudanças?

Inovações nas opções de entregas

O novo consumidor quer agilidade, opções de compra, mais opções de entrega e tudo isso de forma prática e rápida. Dessa forma, como as empresas têm se preparado para lidar com esse novo perfil?

Omnichannel

O conceito de omnichannel é conhecido como “compre e retire”. Ele representa a interligação do estoque e sistemas online (sites web na nuvem) e offline (rodando nas lojas e outros pontos físicos). Isso requer toda uma reorganização logística, garantindo que o pedido chegue, o pagamento seja processado e em poucas horas o produto esteja disponível para retirada no mesmo dia. Isso é uma mudança importante, pois deve haver organização nos processos internos e uma otimização do controle de estoque que não eram necessários antes. Hoje, é mais complexo garantir a entrega do produto final sem falhas nesse processo.

Anticipatory Shipping

Essa é sem dúvida uma das inovações mais promissoras dentro das tendências para o mercado logístico: a compra antecipada, Quando o consumidor já é cliente e conhecido pela empresa, se torna possível analisar seu comportamento através de ações como “adicionar à lista de desejos” ou “adicionar à sacola”. Isso permite ao sistema analisar e definir o processo de entrega antes mesmo da finalização da compra!

A Amazon é pioneira nesta tecnologia, Com o cruzamento e interpretação de dados entre a plataforma de venda e a inteligência logística, o produto é encaminhado ao centro de distribuição mais próximo do usuário com intenção de compra, antecipando boa parte do percurso de entrega.

Full

As entregas Full (chamadas de cheias) consistem na compra realizada, pagamento aprovado e entrega da mercadoria em questão de horas, recebida pelo consumidor no mesmo dia da compra. Essa novidade já está sendo usada pelo Mercado Livre e muitos já puderam comprovar a eficiência do serviço. Do lado da empresa distribuidora, o sistema de compra e entrega no mesmo dia é mais complexo que o tradicional, carecendo de um grande centro de distribuição com estoque de produtos a pronta entrega.

Muitas empresas já sofrem com os impactos de perderem clientes por não oferecerem esse serviço. Logo, essa adaptação se torna cada vez mais necessária.

Blockchain

Um pouco mais complexo, o blockchain consiste em um banco de dados confiável que armazena e rastreia dados de transações. Seu uso mais conhecido é armazenar e controlar diferentes moedas virtuais, como o bitcoin. Ele também pode ser usado para rastrear processos logísticos entre empresas e usuários, como armazenar os dados do consumidor, quem foi o beneficiário e quando a transação foi feita, quem irá entregar o produto e toda a cadeia até a entrega final. Esse armazenamento é feito por blocos que interligados formam uma cadeia de blocos, daí o nome blockchain.

O sistema é totalmente seguro e conta com intermediadores que verificam e fazem os registros no bloco, que por sua vez são recompensados por moedas digitais, e nisso consiste o incentivo cada vez maior em colaborar e tornar a rede cada vez mais sustentável e segura para todos.

Você já deve ter visto lojas que fazem uso de pagamentos com moedas virtuais. Pode apostar que há um sistema como esse por trás, para assegurar consumidor e empresa na entrega de seus produtos e serviços.

Como implementar a inovação dentro da companhia e seus impactos na cultura organizacional interna

Mudanças são difíceis de serem aceitas – todos nós sabemos. Mas quando isso atinge a cultura interna e os processos tradicionais de uma companhia, as resistências que encontramos são muito maiores.

Isso porque a visão, missão, valores e a organização interna nascem junto com a empresa. Elas são como raízes que sustentam toda uma cultura regida por princípios, regras e costumes reforçados para serem seguidos. De repente, chegam novos processos e tecnologias inovadoras que podem até substituir operações manuais.

A questão é como isso é recebido pelos funcionários, pois as decisões são tomadas de cima e impactam todos que estão embaixo. Quando existe a decisão de implementar novas tecnologias e mudar processos, lidamos com a mudança de funções e realocação de times, mas nem todos estão dispostos a isso. Toda e qualquer tecnologia chega para limitar os processos manuais e torná-los mais eficazes, o que exige a capacidade analítica de todo um grupo de coordenadores e profissionais sênior. Por sua vez, isso requer que os mesmos se profissionalizem mais e se capacitem para assumir novas responsabilidades.

Mas como incentivá-los?

Nessas situações, se sua empresa dá valor a um bom funcionário, deve conceder treinamentos, cursos profissionalizantes, oportunidades de mudanças de áreas, além de estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Nem todos são obrigados a ter interesse em crescer, mas nas grandes mudanças de times e equipes, é importante fornecer todo o material e recursos para não fazer o colaborador se sentir desamparado. Crescer, acima de tudo, é união, amparo e realização conjunta.

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