INOVAÇÃO

TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Ficar atento às tendências da logística é algo fundamental para todas as empresas. Afinal, o aumento da concorrência do mercado não permite nenhuma margem para erros. Ao se mostrar desatenta, a sua marca pode ficar para trás em um curto espaço de tempo.

Além disso, o nível de exigência dos clientes tem aumentado cada vez mais. A internet e o acesso fácil à informação ajudaram a criar um novo perfil de usuário: aquele que coloca a experiência junto à empresa acima do preço dos produtos e serviços.

Então, para ajudar a sua empresa a manter sempre atualizada, abordaremos algumas das principais tendências da logística para os próximos anos.

Como a tecnologia tem transformado a logística?

Antes de apresentarmos as tendências da logística, é interessante reforçar a importância que a tecnologia vem tendo na transformação do setor. A prova disso é que a maior parte das novas ideias e serviços tem participação direta ou indireta da tecnologia.

Atualmente, esse impacto pode ser entendido através da Logística 4.0. Um conceito que foca na automatização de processos e na implementação de soluções inteligentes em diferentes etapas da cadeia logística, por exemplo:

  • Contratação de motoristas;
  • armazenamento;
  • distribuição.

Além disso, a metodologia 4.0 aponta para a necessidade de gestões mais inovadoras, que prezem por serviços eficientes ao menor custo possível. Uma ideia de que os meios de produção podem ser mais acessíveis, dentro da realidade do mercado e à altura da expectativa dos clientes.

Quais as principais tendências da logística para os próximos anos?

Agora, vamos conhecer algumas das tendências da logística. Que tal aproveitar esse momento para analisar quais se adequam melhor ao perfil da sua marca? Acompanhe.

Monitoramento em tempo real

A falta de atualização sobre a viagem dos veículos era um dos maiores problemas da logística no passado. Sem informações constantes, os clientes acabavam se sentindo desprestigiados em relação ao serviço de entrega, ainda mais que grande parte do contato entre o motorista e a empresa só acontecia nos pontos de parada estratégicos.

Mas graças à tecnologia tudo mudou. Hoje, soluções simples, como GPS de celulares, conseguem fornecer um monitoramento seguro e ininterrupto. Assim, mesmo que o motorista não tenha chegado aos pontos de parada, a empresa consegue atualizar o cliente.

Por essa razão, o monitoramento em tempo real está entre as principais tendências da logística para os próximos. Ainda que não seja uma novidade, a ideia é que as empresas invistam cada vez mais nesse tipo de tecnologia.

Same Day Delivery

Em tradução livre, Same Day Delivery significa “entrega no mesmo dia”. E essa tradução ajuda bastante a entender o que é essa tendência já explorada em alguns países europeus, asiáticos e nos Estados Unidos.

No Same Day Delivery, o objetivo principal é fazer com que o cliente receba a sua encomenda em até 24 horas após a sua compra. Mesmo parecendo desafiador, como dito, é algo que já funciona em várias partes do globo.

A tendência aqui é que cada vez mais empresas brasileiras apostem nessa estratégia visando uma melhor experiência para os clientes. Quanto mais bem-sucedida a entrega, maior tende a ser a satisfação do usuário.

Mas é claro que a metodologia só vai funcionar se houver uma integração das etapas logísticas dentro da empresa. O setor de compra e venda, por exemplo, deve “conversar” com as equipes de armazenamento e distribuição para que a operação aconteça no menor tempo possível.

Não obstante, é importante contar com ferramentas que facilitem a comunicação e agilizem os processos na hora da entrega de mercadorias.

Logística reversa

A logística reversa faz parte das ideias trabalhadas em uma gestão inovadora — reforçadas também no conceito 4.0.

Basicamente, trata-se de uma estratégia que tem como objetivo principal garantir que os resíduos dos produtos — embalagens, rótulos etc. — tenham o fim adequado e não sejam jogados aleatoriamente na natureza.

É também uma maneira inteligente de garantir o cumprimento de leis nacionais, que obrigam as empresas a cuidarem de toda a jornada de suas mercadorias.

Mas não é só isso. A logística reversa ajuda a sua empresa a explorar ao máximo o potencial de transporte e a diminuir os custos. Graças a essa estratégia, você deve criar planejamentos inteligentes que possibilitem os veículos saírem e chegarem sempre carregados nos depósitos.

Para os próximos anos, a logística reversa tende a ser adotada por marcas que visam maior credibilidade no mercado e respaldo com os clientes em razão do desenvolvimento de um trabalho sustentável.

Tecnologias mobile

Uma das maiores tendências da logística, e de outros setores, é o uso da tecnologia mobile. Como já explicado, o monitoramento de cargas hoje em dia pode ser feito por meio dos smartphones. Mas os benefícios da tecnologia mobile vão muito além. São diversas soluções em aparelhos portáteis como smartphones, notebooks e tablets.

Utilizando plataformas online e aplicativos inteligentes, por exemplo, é possível realizar a contratação de motoristas profissionais utilizando um celular. Simples assim. Com apenas alguns cliques, você consegue fazer a cotação de frete e fechar um contrato de entrega.

Em outras palavras, a tecnologia mobile em conjunto com as plataformas de intermediação de serviços, permite a sua empresa:

  • contratar motoristas profissionais;
  • monitorar o trajeto do veículo;
  • diminuir os gastos.
  •  

Sem dúvida, o futuro reserva boas oportunidades de negócios a partir dessas tendências da logística. Porém, é importante ficar atento para aproveitar os benefícios de cada nova solução.

www.favorita.com.br