Logo da Favorita Transportes

Vantagens estratégicas do rastreamento de frota na logística

LogísticaRedação Favorita21 de fevereiro de 2024
Vantagens estratégicas do rastreamento de frota na logística

Em uma cadeia de abastecimento dinâmica e em constante evolução, as empresas precisam de meios para otimizar operações, e o rastreamento de frota é uma das práticas mais eficientes para garantir a entrega de mercadorias com agilidade e precisão. 

 

O rastreamento de frotas nada mais é que uma solução tecnológica baseada em um dispositivo implementado no veículo para monitorá-lo em tempo real. Com base nessas informações, a equipe de gestão de frotas pode tomar decisões baseadas em dados, aumentando a eficiência operacional, reduzindo custos e impulsionando melhorias por toda a cadeia de suprimentos, se mostrando uma ferramenta vital para as empresas que buscam uma vantagem competitiva. 

 

Como o gerenciamento de frotas não é algo simples, o rastreamento ajudou a transformar o processo, entregando informações importantes tanto para a empresa que contratou os serviços de transporte quanto para a transportadora. 

 

Como funciona o rastreamento de frota

 

O rastreamento de frota basicamente mantém a equipe de gerenciamento informada sobre o paradeiro dos veículos. Graças a satélites, antenas de telefonia celular e uma unidade de rastreamento instalada em cada veículo, a empresa de transportes obtém a geolocalização exata de cada veículo, permitindo visualizar em tempo real sua localização, gerar relatórios interativos e analíticos e tornar o gerenciamento de rotas mais inteligente. 

 

Por trás disso está uma tecnologia conhecida de todos, o GPS, que, além de rastrear veículos, também atua com outros ativos móveis, como geradores, reboques, tratores, betoneiras entre outros. Para isso, basta implementar uma pequena unidade de rastreamento em um local discreto no ativo que precisa ser monitorado para ter acesso a informações sobre a localização exata do ativo, reduzindo risco de roubo e aumentando as chances de recuperação quando isso acontece, garantindo que o veículo circule apenas por locais autorizados, monitorando o comportamento do motorista e aumentando a produtividade. 

 

Benefícios do rastreamento de frota

 

Os dispositivos de rastreamento revolucionaram o gerenciamento de frota, permitindo o monitoramento dos veículos em tempo real, o que permite otimizar as operações, entre outros benefícios: 

 

Rastreamento em tempo real

 

Talvez o principal benefício do rastreamento de frota seja o rastreamento em tempo real. Com isso, os gestores de frota podem monitorar a localização, velocidade e rota dos veículos, permitindo tomar decisões baseadas nesses dados para planejar melhor as rotas, o despacho e a programação. 

 

Segurança aprimorada

 

Manter motoristas e veículos em segurança é uma preocupação dos gestores. Da mesma forma, realizar a manutenção correta e acompanhar o comportamento do motorista ao volante é essencial para garantir essa segurança. Alguns serviços de rastreamento de frota fornecem alertas com base nos dados capturados e cronograma de manutenção. Com isso, contribuem para tornar as viagens mais tranquilas e seguras, por exemplo, alertando quando o motorista excede limites de velocidade ou se desvia da rota original. 

 

Além disso, a tecnologia permite identificar comportamentos inseguros na direção. Por meio de um acelerômetro, frenagens bruscas, acelerações, curvas e excesso de velocidade são identificados, ajudando a prevenir acidentes. Alguns sistemas também contam com inteligência artificial (IA) que detecta a utilização não autorizada do veículo, distrações e até violações de sinais vermelho. 

 

Redução no consumo de combustível

 

O rastreamento de frota permite que dados sobre o tráfego sejam transmitidos em tempo real para os gestores de frota, que podem otimizar rotas e, com isso, reduzir o consumo de combustível. Outro benefício é ajudar o motorista a evitar congestionamentos e tornar as viagens mais rápidas. 

 

Aumento na produtividade

 

Gestores de frota podem utilizar os dados do rastreamento de frota para alocar recursos de forma mais eficiente, reduzindo o tempo ocioso e aumentando o número de viagens realizadas por dia. Os dispositivos de monitoramento contribuem, então, para aumentar a produtividade da frota ao otimizar o planejamento de rotas e despacho, ajudando a automatizar tarefas de inspeção de pré-viagem, envio de trabalho e comprovante de entregas. 

 

Outro ponto, é que o rastreamento de frota permite avaliar o desempenho dos motoristas. Ao usar os dados capturados sobre o comportamento de direção, o gestor de frota pode avaliar o tempo gasto em paradas e pausas não programadas e a forma de direção do motorista, contribuindo para implementar treinamentos adicionais e implementação de bonificação por produtividade. 

 

Melhor utilização dos veículos

 

Sistemas de rastreamento de frota também ajudam a melhorar a utilização dos veículos. Ao rastrear a localização de cada um deles em tempo real, os gestores têm acesso a informações sobre a utilização da frota. Com isso, conseguem identificar veículos subutilizados, redistribuindo-os para áreas ou rotas que exigem maior demanda, otimizando os recursos e garantindo que utilizem sua capacidade máxima. 

 

Da mesma forma, os gestores conseguem identificar veículos parados ou estacionados por um período mais longo que o usual, permitindo que eles sejam alocados e colocados em movimento novamente ou, até mesmo, que o tamanho da frota seja repensado para evitar ineficiências e reduzir custos. 

 

Satisfação do cliente

 

Um dos fatores que melhoram a satisfação do cliente é o fato da transportadora poder monitorar suas transferências com mais assertividade. O rastreamento de frota fornece informações precisas e atualizadas sobre a localização de cada veículo e o horário de entrega estimado. Isso permite fornecer ao cliente prazos de entrega realistas e alertá-lo sobre qualquer atraso. 

 

Manutenção mais eficiente

 

Ao fornecer dados sobre o desempenho do veículo, o rastreamento de frota contribui para tornar o processo de manutenção mais eficiente, permitindo que os gestores agendem verificações regulares para evitar avarias e reduzir os custos de reparação e o tempo de inatividade dos veículos. 

 

O que a Favorita faz por você?

 

A Favorita investe em tecnologia de ponta e gestão de qualidade para realizar entregas rápidas, mantendo a integridade dos produtos transportados e otimizando a satisfação do seu cliente. Para isso oferecemos um serviço de rastreamento de cargas que permite o acompanhamento de todo o processo, desde o recolhimento do produto até sua entrega, oferecendo maior visibilidade e transparência no rastreamento. 

 

Temos como foco fornecer uma experiência completa ao cliente, priorizando a comunicação, conveniência e simplicidade por meio de soluções logísticas eficazes e consistentes. Fale com nossos consultores e solicite um orçamento. 

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

16:00