Logo da Favorita Transportes

Transporte de cargas: estratégias para reduzir custos

TransportadoraRedação Favorita12 de dezembro de 2023
Transporte de cargas: estratégias para reduzir custos

O transporte de cargas por rodovias é um dos modais mais importantes no Brasil, que conta com uma malha viária de 1.729.700 quilômetros — sendo que apenas pouco mais de 105 mil quilômetros são pavimentados —, o que torna o país dono da 4ª maior malha viária do mundo. Exatamente por isso, o transporte precisa ser eficaz e acessível para que as empresas consigam uma vantagem competitiva em um mercado extremamente pulverizado. 

 

Dessa forma, o transporte rodoviário se mostra extremamente adaptável e acessível, garantindo um serviço porta a porta eficiente. Entretanto, isso não impede que as empresas do setor busquem formas de otimizar seus processos da cadeia de suprimentos, seja reduzindo o valor do frete ou maximizando o uso de sua capacidade de transporte. 

 

Otimizando a gestão no transporte de cargas

 

Uma gestão eficiente no transporte de cargas não trata apenas de fatores financeiros, mas também precisa considerar a satisfação do cliente e a flexibilidade operacional da empresa. Isso significa conquistar uma maior eficiência logística, garantindo que todo o processo de transporte de cargas, incluindo carga e descarga, otimização de rotas, gestão de inventário, rastreamento de remessas entre outros, seja realizado com excelência, permitindo a redução de custos, mas, principalmente, otimizando a utilização dos recursos disponíveis. 

 

 Planejamento e execução cuidadosos são fatores críticos para criar e gerenciar um sistema de transporte de cargas altamente eficaz. Sem compreender as necessidades do cliente, rastrear fretes em tempo real, utilizar rotas otimizadas, manter inventários precisos e buscar outras formas de redução de custos, isso é basicamente impossível. 

 

Como resultado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para o rastreamento por GPS, armazenamento automatizado e soluções de manuseio inteligente de materiais para tornar o desempenho dos fluxos de trabalho mais produtivo. 

 

Essas tecnologias tornam as operações mais simples e eficazes, melhoram a comunicação com clientes, permitem atualizações mais frequentes do status de envio e otimizam diversos processos internos. 

 

Como reduzir custos no transporte de cargas

 

Empresas que conseguem gerenciar melhor seus custos sem perder a excelência nos serviços, conquistam uma vantagem competitiva significativa em relação aos concorrentes, e há algumas práticas que tornam esse processo mais rápido e efetivo: 

 

Use a tecnologia como aliada 

 

A tecnologia é uma importante aliada do gerenciamento de transporte de cargas, ela permite o monitoramento e controle de remessas em tempo real, a otimização e o rastreio de rotas, consumo de combustível e a automação desses processos, contribuindo para reduzir custos e melhorar o gerenciamento. 

 

Além disso, permite capturar e analisar informações sobre padrões de envio, otimização de rotas, desempenho dos motoristas e consumo de combustível, ajuda as empresas a obter insights úteis para implementar estratégias de negócios, reduzir custos e tornar operações mais simples, identificando ineficiências e encontrando áreas que podem ser melhoradas. 

 

Monitore o desempenho para reduzir ineficiências

 

Reduzir custos é fundamental para qualquer operação de transporte de cargas, e isso pode ser feito identificando e eliminando ineficiências operacionais, implementando processos automatizados para reduzir erros manuais e maximizando o uso dos recursos. 

 

Acompanhar métricas de desempenho, como prazos de entrega, atrasos, comportamento do motorista etc., permite identificar possíveis gargalos e melhorar a eficiência da operação de transporte de cargas, além de ajudar na tomada de decisões. 

 

Use o inventário Just-In-Time

 

O gerenciamento de estoque just-in-time permite reduzir a necessidade de armazenamento de longo prazo, junto com os custos relacionados as operações da cadeia de suprimentos, como o transporte de cargas, ajustando a necessidade de acordo com a demanda. 

 

Organize os processos de carga e descarga

 

Organizar a carga a ser transportada permite combinar remessas com o mesmo destino, ou destinos próximos, para maximizar a utilização do espaço de carga disponível, reduzindo custos e a necessidade de viagens adicionais para o mesmo local. Tornar os processos de carga e descarga mais eficientes também ajuda a reduzir o tempo de espera do transporte, melhorando tempo de resposta da transportadora e a movimentação de mercadorias, ao mesmo tempo em que otimiza a operação de transporte de cargas. 

 

Treine a equipe

 

Treinar adequadamente a equipe envolvida no transporte de cargas e na logística garante que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente. Isso inclui instruir a equipe para movimentar as cargas, usar os equipamentos e proteger as remessas para garantir sua integridade, por exemplo, usando embalagens adequadas. 

 

Controle gastos com combustível

 

O gasto com combustível é parte importante do custo operacional no transporte de cargas, portanto, reduzi-lo é essencial para as empresas do setor. Buscar roteiros mais eficientes, que contribuam para reduzir o tempo de entrega, instruir a equipe para não deixar o veículo em marcha lenta sem necessidade, monitorar o comportamento do motorista ao volante, conferir a pressão dos pneus, definir restrições de velocidade, manter a manutenção dos veículos em dia, utilizar o veículo correto para o tipo de carga a ser transportada e buscar o melhor equilíbrio entre o peso da carga e o consumo, contribuem para reduzir o consumo de combustível. 

 

 Encontrando o equilíbrio correto

 

Encontrar um equilíbrio entre a redução de custos no transporte de carga e a qualidade dos serviços é imperativo para as empresas do setor se manterem competitivas e atenderem aos requisitos dos clientes. Por isso, empregar as práticas citadas anteriormente e buscar apoio na tecnologia auxilia na redução de custos e na otimização das operações de transporte, permitindo que a empresa se destaque em um mercado competitivo. 

 

A Favorita oferece soluções de transporte com o máximo de eficácia, garantindo um alto padrão de qualidade mantido por auditorias internas, que identificam pontos de aperfeiçoamento dos processos, e também auditorias externas, realizadas anualmente pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que conferem, entre outras ações, as exigências da certificação ISO 9001: 2015. 

 

Desde sua fundação, a Favorita investe em tecnologia e processos de gestão para oferecer as melhores soluções logísticas para empresas de e-commerce, indústria e varejo, mantendo uma forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Entre em contato, faça uma cotação de frete on-line com facilidade e agilidade e conheça nossas soluções. Fale com nossa equipe e entenda como nossa expertise em transporte de cargas, irá fortalecer o relacionamento entre sua empresa e seu cliente. 

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

14:25