Logo da Favorita Transportes

Gestão de rotas: O pilar fundamental para uma logística eficiente

Gestão de ProcessosRedação Favorita23 de outubro de 2023
Gestão de rotas: O pilar fundamental para uma logística eficiente

“Tempo é dinheiro”, especialmente para as empresas logísticas, tornando a gestão de rotas essencial para otimizar serviços de coleta, entrega e outros serviços, garantindo a máxima eficiência. Quer se trate de entrega de mercadorias ou serviços logísticos, ter um sistema eficiente de gestão de rotas pode proporcionar uma produtividade maior ao mesmo tempo que os gastos com combustível são reduzidos e a experiência do cliente é melhorada. 

 

Em um cenário em que as expectativas dos clientes aumentam continuamente, e com os custos crescendo — pesquisa “Panorama do Transporte de Cargas no Brasil” mostrou que os custos logísticos no Brasil chegam a 13,7% do PIB — tornar a frota mais eficiente e maximizar o número de entregas é crítico para as empresas do setor que buscam aumentar a lucratividade e transformar o serviço de logística oferecido. 

 

E o tempo em que a gestão de rotas era feita manualmente ficou no passado. Hoje, por meio de soluções robustas, as empresas de transportes conseguem melhorar sua eficiência, beneficiando os negócios e, principalmente, os clientes, que contam com entregas mais rápidas e seguras. 

 

Porque a gestão de rotas é importante

 

Tradicionalmente, a gestão de rotas utiliza uma combinação de listas de clientes, mapas e informações sobre estradas e trânsito local para encontrar os melhores caminhos. Durante muito tempo, as empresas do setor usavam planilhas para esse trabalho. Hoje, softwares especializados em otimização de rotas contribuem para encontrar as melhores rotas. 

 

A movimentação de carga, inevitavelmente, gera custos com combustível, pessoal, manutenção, seguro e muito mais. Isso torna a gestão de frotas uma das formas ideais pela qual as empresas conseguem reduzir custos e manter sua eficiência, especialmente em rotas com dezenas de paradas. Apesar de motoristas experientes conseguirem descobrir os melhores caminhos, isso leva tempo e cada quilômetro extra percorrido representa maior consumo de combustível, desgaste do veículo, paciência do motorista e críticas do cliente. 

 

Como a gestão de rotas reduz custos

 

Encontrar as melhores rotas pode significar uma redução de até 30% na distância percorrida, levando a menores custos relacionados a manutenção, combustível e de pessoal.  Além disso, a gestão de rotas também oferece benefícios sociais e ambientais. Com rotas mais eficientes, as emissões de poluentes é reduzida, contribuindo para desafogar o trânsito. 

 

Melhorando a satisfação do cliente

 

Além de melhorar o controle de custos e aumentar a lucratividade, a gestão de rotas também contribui para melhorar a satisfação do cliente, reduzindo a frustração ao entregar ETAs mais precisos, garantindo entregas no prazo e ajudando a fidelizar o cliente. 

 

O que considerar para o planejamento de rotas? 

 

Para realizar uma gestão de rotas realmente eficiente, algumas variáveis precisam ser analisadas, como: 

  • Condições das estradas e padrões de tráfego em tempo real 
  • Variações climáticas 
  • Capacidade e restrições do veículo 
  • Disponibilidade do motorista 
  • Prazos e janelas de entrega 
  • Solicitações ou preferências dos clientes 

 

Melhores práticas para tornar a logística mais eficiente

 

Integrar algumas práticas à gestão de rotas é fundamental para o setor de transporte economizar tempo e dinheiro, mas também para melhorar a experiência do motorista e do cliente. 

 

Use o software de gestão de rotas correto 

 

Pode parecer banal falar em utilizar a tecnologia para transformar os negócios, mas em um setor que conta com diversos fornecedores, é importante encontrar um software de gestão de rotas que realmente atenda as necessidades da empresa. Por isso, é crucial buscar uma solução com alto poder computacional, que encontre as melhores rotas com agilidade, permita um menor número de paradas e que mantenha os clientes informados sobre o status da entrega. 

 

Examine informações e tendências

 

A utilização de informações atualizadas em tempo real, como tráfego e condições meteorológicas, também torna o processo de decisões sobre alterações de rotas mais inteligentes, contribuindo para reduzir interrupções e atrasos. Analisar dados históricos também contribui para implementar um planejamento de rotas proativo para identificar rotas, padrões e gargalos típicos. 

 

Ao mensurar o desempenho da frota, como prazos de entrega cumpridos, feedback do cliente e outros fatores, a gestão de frotas pode trabalhar para encontrar um equilíbrio entre velocidade, custo e sustentabilidade. 

 

Comunicação aprimorada

 

Manter linhas de comunicação abertas com motoristas permite que informações importantes sejam coletadas em tempo real para que problemas sejam resolvidos rapidamente. Da mesma forma, é importante trabalhar de maneira integrada com clientes e fornecedores para descobrir oportunidades para reduzir custos, melhorar processos e gerar insights. 

 

Monitoramento do plano de rota

 

Documentar o processo de gestão de rotas permite criar uma estratégia clara e única, além de facilitar na criação de procedimentos e ações para atuar em casos de incidentes imprevistos, como acidentes de trânsito ou problemas de clientes. 

 

Além disso, ao monitorar indicadores de desempenho, as empresas conseguem avaliar a eficácia da gestão de rotas, incluindo taxa de entrega no prazo, uso de combustível e utilização dos veículos. 

 

Eficiência é fundamental

 

Operações de entrega eficientes são fundamentais para o sucesso das empresas do setor logístico. E a otimização da gestão de rotas é a chave para aprimorar a utilização de recursos, melhorar a satisfação do cliente e garantir operações econômicas e lucrativas. 

 

Ao implementar as melhores práticas para a gestão de rotas, as empresas conseguem cortar custos de entrega e melhorar a eficiência dos serviços, mas isso só é possível utilizando ferramentas modernas de otimização, que analisam diversos fatores, como condições das estradas, tráfego nas cidades, condições climáticas e janelas de tempo de entrega, para encontrar as melhores rotas. Isso ajuda a reduzir o consumo de combustível e o desgaste do veículo, mas também contribui para a experiência do motorista, que passa menos tempo parado no trânsito e consegue fazer as entregas no prazo estipulado. 

 

A importância da gestão de rotas não é exagerada. Empresas que aproveitam a tecnologia disponível e implementam as melhores práticas conseguem otimizar suas rotas e se destacar frente a um mercado extremamente competitivo.  Rotas bem construídas são o cerne de operações logísticas bem-sucedidas e investir em uma gestão de rotas eficiente é uma decisão estratégica que fornece benefícios para empresas de todos os tamanhos. 

 

Conheça o portfólio de serviços e tecnologia de ponta que só a Favorita oferece para atender sua empresa. Entre em contato e saiba mais. 

Compartilhe:
Suporte Favorita Transportes

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00, segunda à sexta

Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

19:30