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Processo Operacional: qualidade que define a nossa marca

Gerenciamento de riscosRedação Favorita15 de março de 2023
Processo Operacional: qualidade que define a nossa marca

Pense por um instante: você compra um produto pela internet e espera ansiosamente para que o seu pedido chegue em sua casa, e esse é um momento muito esperado. Mas você se perguntou como se dá o processo logístico até que seu pedido chegue em suas mãos?

 

Aqui na Favorita nós desenvolvemos uma logística moderna e integrada e gostaríamos de apresentar a você.

 

Vamos lá?

 

Processos de recebimento

 

Tudo começa quando recebemos o produto a ser entregue em um dos nossos centros de distribuição, que pode ser em:

 

●Jandira-SP

●Sumaré-SP

●Aparecida de Goiânia

●Serra-ES

 

Logo que a mercadoria chega - e esse processo é basicamente o mesmo para mercadorias de tipo B2B e B2C -, é feita a descarga, com o devido cuidado prezando pela garantia da qualidade do produto. Para que o processo seja continuado, é necessário que os CTRCs (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas) tenham sido gerados no sistema - esse processo pode ser feito de maneira manual, com a bipagem da nota, ou de maneira digital, com uso de EDI ( Eletronic Data Interchange ), uma tecnologia que padroniza e otimiza sistema de informações, integrando os dados sobre o produto.

 

Para você entender melhor, na hora em que os volumes são retirados do veículo, é feita imediatamente a leitura do código de barras para que seja gerada a etiqueta Favorita. Depois, os volumes bipados e etiquetados são submetidos a um processo de triagem para separar seus destinos e conferir se todos os volumes da nota fiscal e packing list foram recebidos. Nessa fase, caso haja algum problema, os volumes são separados para que o problema seja tratado diretamente com a empresa de onde o produto teve saída - nós chamamos de embarcador.

 

Concluída a triagem, os volumes são levados às praças de carregamento de acordo com o destino. No momento do carregamento, antes que sejam embarcadas no veículo, novamente os volumes são bipados através da etiqueta Favorita para rastreabilidade - é por ele que você pode acompanhar o trajeto que seu pedido está fazendo, onde ele está e quando chegará. Este processo também permite gerenciar os volumes disponíveis em praça e evitar que notas fiscais com mais de um volume sejam carregadas parcialmente, já que o sistema emite um alerta, minimizando erros. Depois disso, é só carregar os caminhões, aguardar que o time de expedição receba os dados necessários para gerar o manifesto de transporte e liberar o motorista para viagem.

 

Chegada na Filial de destino

 

A filial de destino é o último ponto do processo logístico antes que a entrega seja feita. Neste momento nós temos um processo similar à fase anterior primeiro: as cargas são recebidas, bipadas para manter a rastreabilidade. Mas, nesta fase há algumas especificidades, como, por exemplo, verificação se trata de um produto com destino a um consumidor final ou se é um destinatário B2B (Business to Business) - isso é muito comum quando se trata de matérias-primas e insumos.

 

Sendo um produto para destinatário B2B, verificamos se há a necessidade de um agendamento. Se não houver, seguimos com o processo, mas caso haja, a carga deverá aguardar o prazo definido. Uma vez que todos os detalhes tenham sido verificados e tudo esteja ok, é dado prosseguimento ao processo logístico.

 

A fase seguinte é o encaminhamento para a equipe de roteiros, responsável por pensar nas rotas de entregas mais rápidas e seguras. Definida a rota,  o time operacional recebe o sinal verde para um novo carregamento, agora com destino final.

 

Os volumes são novamente bipados e carregados. É então que geramos o romaneio de entrega - documento que descreve as principais informações do produto, similar ao manifesto, um documento específico para conferência por órgãos do governo e pela alfândega - e o motorista é liberado para o destino. Quando há um insucesso na entrega, como, por exemplo: o cliente ausente ou endereço não foi localizado, o motorista informa ao nosso time de pendências que conta especialista em resolução de problemas, a partir de um atendimento humanizado e focado na dor de cada cliente. Caso não seja possível a entrega no momento, acontece o retorno da mercadoria para unidade e as tratativas para uma nova entrega são feitas. Mas, quando a entrega é concluída, o motorista realiza a baixa de entrega através do mobile, um processo de digitalização  que permite a visualização do comprovante de entrega e todas as informações sobre o processo. O comprovante de entrega fica acessível na mesma hora.

 

É assim que você ou sua empresa recebe em mãos todos os seus produtos, com segurança e qualidade, em um compromisso constante com a alta performance.

 

E você, sabia disso tudo?

 

Como dissemos, aqui na Favorita Transportes nós desenvolvemos uma logística integrada, investindo em tecnologias de ponta e profissionais qualificados, garantindo que a experiência final de cada cliente seja a melhor.

 

Com a Favorita Transportes você chega mais longe.

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