Sistema telemetria

GestãoRedação Favorita18 de fevereiro de 2021
Sistema telemetria

Imagine a situação: um veículo da frota de uma empresa está em viagem, mas, ao mesmo tempo, os gestores sabem de tudo o que se passa ele: sua exata localização, possíveis falhas, atrasos que podem vir a acontecer e até mesmo o consumo de combustível. Parece ficção, né? Mas não precisa ser se a sua companhia contar com a tecnologia da telemetria!

Sim! A telemetria tem se tornado uma grande aliada dos gerentes operacionais, pois permite às empresas ganhos de produtividade, redução de custos, melhoria da segurança no trabalho e maior controle operacional. Ficou curioso? Não se preocupe, vamos contar tudo sobre o assunto neste post. Confira!

O que é telemetria?

A telemetria é um sistema integrado de última geração, que tem como principal objetivo monitorar os veículos. Ela é utilizada para comandar, medir e rastrear os veículos da frota de sua empresa de forma remota. Por meio de uma comunicação sem fio (wireless), que pode ser feita por sinais de rádio ou satélite, é possível acompanhar a localização e diversos parâmetros de um veículo a centenas ou milhares de quilômetros de distância.

Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em máquinas, equipamentos e veículos que estão em constante movimento e, por isso, sem a telemetria, não seria possível realizar o controle dos mesmos. Esse equipamento coleta diversas informações e transmite para uma central que tem como principal função decodificar os dados e apresentar as informações para gerentes ou pessoas responsáveis pela gestão da frota.

O que a telemetria faz?

Um dos primeiros e mais difundidos usos da telemetria foi na Fórmula 1, já que os carros de corrida precisam ser monitorados pelos mecânicos e chefes de equipe durante toda a prova. E é exatamente neste contexto em que entra a telemetria: a tecnologia permite que cada detalhe sobre um veículo seja acompanhado, desde o consumo de combustível até parâmetros complexos que permitem a detecção de falhas.

Obviamente, a telemetria não é aplicada apenas em carros de corrida, mas também veículos comuns. Diversas empresas que trabalham com transporte de pessoas ou de cargas, frotistas e até mesmo empresas que possuem muitos carros, para os seus funcionários, por exemplo, já têm utilizado essa tecnologia.

A telemetria possui várias funções. Mas, dentre as principais, pode-se destacar:

  • Acompanhamento da localização do veículo;
  • Monitoramento da performance;
  • Detecção de falhas ou perda de potência;
  • Acompanhamento do consumo de combustível;
  • Criação de um histórico de cada veículo.

Benefícios da Telemetria

A telemetria pode proporcionar diversos ganhos para a empresa. Por meio dessa tecnologia tem-se um controle total da frota, ou seja, é possível saber onde todos os veículos estão, e isso garante maior segurança dos veículos.

Além disso, consegue-se prever com maior exatidão as paradas para manutenção e assim evitar quebras, uma vez que a tecnologia apresenta aos gestores todas as informações dos veículos de maneira remota. E, por fim, a maior disponibilidade dos veículos e redução de quebras, ocasionando uma redução dos custos, o que, consequentemente, aumenta os lucros.

Garantimos, assim, a entrega de seu pedido com segurança e eficiência, através de nossas soluções inovadoras em logística. Conte com a Favorita e tenha sua mercadoria sempre em boas mãos

Compartilhe:
Suporte Favorita Transportes

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00, segunda à sexta

Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

22:17