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Aumente a satisfação dos clientes com entregas mais rápidas

LogísticaRedação Favorita20 de dezembro de 2022
Aumente a satisfação dos clientes com entregas mais rápidas

Quando falamos sobre a nova dinâmica em que estamos inseridos, em que há grande popularização das compras online, precisamos considerar um fator crucial para manter a competitividade: a satisfação dos clientes.

Os consumidores que têm uma boa experiência após receberem os produtos irão comprar outra vez, fazer uma boa avaliação online e até mesmo indicar a sua marca.

Mas para que isso ocorra é necessário tomar alguns cuidados essenciais com o processo logístico, garantindo:

● Entregas rápidas;

● Qualidade no serviço;

● Um bom atendimento;

● Clareza nas operações (exemplo: rastreio de produtos).

Vale ressaltar que existe uma grande preocupação do consumidor com a velocidade da entrega, como veremos a seguir.

 

A preocupação com a velocidade da entrega

Com a grande competitividade do e-commerce há também a necessidade de existirem novos benefícios para que o consumidor realize a aquisição de produtos.

Uma das grandes preocupações, contudo, está relacionada com a delivery speed, que pode ser traduzida como "velocidade da entrega".

Segundo pesquisa do E-commerce Brasil, existe uma elevação no nível de expectativa do consumidor. "Mais de 50% dos usuários afirmam que a velocidade na entrega é o principal tomador de decisão quando estão comprando um produto online*. Estima-se que, até 2026, aproximadamente 25% das entregas serão realizadas no mesmo dia do checkout da compra.", considera o site.

Para que isso ocorra é essencial buscar alternativas que possam acelerar o processo de entrega. Neste caso, é necessário ter planejamento do processo logístico, avaliando as melhores formas de realizar uma entrega sem aumentar os custos, uma vez que em muitos casos, quanto mais rápida for a entrega, mais cara será.

 

Dark Stores como alternativas para reduzir o tempo de entrega

Uma forma de ter entregas mais rápidas, que podem ser realizadas em poucas horas, é o modelo de Dark Stores. Inclusive se você quiser saber mais sobre o assunto, poderá acessar o nosso artigo Dark Stores: nova tendência garante entregas mais rápidas para os clientes.

Esse modelo logístico se baseia em pequenos centros de distribuição e logística localizados em cidades, estando bem próximos do consumidor final.

Graças a essa proximidade existe uma entrega mais rápida do produto ou a retirada da mercadoria no local, o que é excelente para o cliente.

 

Otimização do processo de logística para e-commerce

Hoje é necessário haver o despacho rápido do produto para o cliente. Antes, o processo de envio podia levar vários dias.

Porém, com o aumento da concorrência, se tornou necessário otimizar o processo, o que requer melhor estrutura de logística, mais tecnologia para acompanhar os processos e mais agilidade.

 

Mais opções de frete para os clientes

Além da entrega convencional de produtos é possível também oferecer a opção de entrega expressa. 
Essa é uma alternativa mais rápida, embora seja também mais cara. Isso porque quanto mais rápido for o processo de entrega, mais custoso será - e precisamos considerar ainda que um grande fator para abandono de carrinho está relacionado ao custo de frete. Contudo, é possível criar estratégias para garantir maior satisfação do cliente.

 

O cliente também busca qualidade no serviço

Ao falar sobre a satisfação é importante considerar que existem outros fatores importantes além da rapidez na entrega.

Ao comprar o produto é necessário sempre manter o cliente informado sobre o andamento do pedido. Portanto, quanto mais informações sobre o status de envio, melhor.

Isso é possível graças ao rastreio de pedido, que irá informar exatamente em que local está a mercadoria. Assim, o cliente irá prever quando terá a entrega em suas mãos.

 

Cumprir o prazo de entrega é essencial

Um fator que pode gerar muita frustração é o atraso na entrega, afinal o consumidor muitas vezes cria a expectativa em determinado momento e aguarda a chegada da mercadoria.

 

Considerações Finais

Como vimos é importante nos atentarmos sempre à velocidade de entrega e também à qualidade de serviço para garantir uma boa experiência do cliente.

Tais fatores aliados a um bom atendimento irão melhorar a sua satisfação, o que irá garantir compras e futuras indicações - uma ótima forma de garantir novos clientes.

Caso queira mais dicas ou informações relacionadas ao processo de entregas, não deixe de falar conosco. Estamos aqui para te ajudar!

 

Referências Bibliográficas

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/rapidez-entrega-produtos

https://portogente.com.br/portopedia/74533-rapidez-na-entrega

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/velocidade-entrega-logistica

https://delage.com.br/blog/velocidade-de-entrega-ecommerce/

https://valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2021/09/28/velocidade-de-entrega-de-produtos-esta-no-topo-da-lista-de-expectativa-do-consumidor.ghtml

https://blog.melhorenvio.com.br/entrega-expressa-o-frete-que-ganha-o-cliente-pela-velocidade/

https://www.it4solution.com.br/omnichannel-vai-muito-alem-da-velocidade-de-entrega/

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