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Estratégia de expedição: O caminho para entregas precisas e rápidas

LogísticaRedação Favorita07 de maio de 2024
Estratégia de expedição: O caminho para entregas precisas e rápidas

Uma estratégia de expedição tem seu foco na garantia de entregar produtos aos clientes com eficiência, agilidade e precisão. Ela abrange processos de recebimento e processamento de pedidos, recolhimento no armazém, envio dos produtos e o gerenciamento de possíveis devoluções.

E é exatamente esse processo de entrega de produtos o fator-chave para converter clientes em potencial em clientes reais. Assim, a estratégia de expedição pode ajudar a impulsionar vendas, maximizar a fidelização dos clientes, reduzir atrasos e o número de reclamações recebidas pelo atendimento ao consumidor.

Por que criar uma estratégia de expedição?

A estratégia de expedição é fundamental para criar uma base para os negócios, pois determina a capacidade da empresa em competir em um mercado cada vez mais exigente. Além disso, ela tem conexão com a reputação da marca, gestão de custos e estoque, satisfação e retenção de clientes.

A falta de uma estratégia, ou se ela for ineficiente, leva a serviços inconsistentes, atrasos na entrega, falhas na gestão de estoque, perda de vendas e, principalmente, clientes totalmente insatisfeitos com o serviço prestado. Além disso, internamente, uma estratégia de expedição falha torna o dimensionamento da operação quase impossível.

Por isso, garantir que os produtos sejam entregues aos clientes no prazo é crítico para o sucesso dos negócios. Em um mundo extremamente acelerado como o de hoje, a estratégia de expedição precisa considerar uma série de fatores para ser bem-sucedida, como:

Opções de envio

A estratégia de expedição precisa considerar as diversas opções de envio, deixando essas informações claras para os clientes. Atualmente, existem três opções básicas para a remessa de produtos: entrega expressa, entrega padrão e entrega econômica.

A entrega expressa, geralmente, envolve entregas no mesmo dia ou até dois dias úteis. Normalmente é uma opção mais cara para os clientes, apesar de muitas empresas adotarem a possibilidade de entregas gratuitas segundo o relacionamento com o cliente e a estratégia de marketing adotada. A entrega padrão é uma opção mais comum, geralmente entregando produtos entre 3 e 7 dias úteis, buscando equilibrar velocidade de entrega e os custos envolvidos. Já a entrega econômica oferece opções de frete mais em conta, mas normalmente prevê entregas acima de 7 dias.

Entretanto, não importando o modelo escolhido pelo cliente, oferecer estimativas precisas para a entrega dos produtos é uma função crítica da estratégia de expedição. Por isso, é necessário garantir que as previsões de entrega se concretizem, superando as expectativas dos clientes.

Custos de envio

A estratégia de expedição também precisa considerar as taxas de envio que serão disponibilizadas aos clientes, destacando os benefícios que cada uma oferece para que ele tome a melhor decisão. Frete fixo, frete variável e frete grátis são os modelos comumente utilizados.

O frete fixo oferece uma estrutura previsível de custos tanto para o vendedor quanto para o cliente. Com isso, os clientes pagam um valor fixo, independentemente do peso, tamanho ou quantidade de itens enviados. O frete variável avalia fatores como peso, dimensões, destino e método de envio em tempo real para fornecer o valor de frete ao cliente. Por fim, o frete grátis é uma forte estratégia de marketing para atrair e reter clientes.  De acordo com a Amazon, essa modalidade ajuda a aumentar as vendas em 12,4%.

Gerenciamento de estoque

A estratégia de expedição não trata unicamente do envio dos produtos aos clientes, mas também envolve o gerenciamento de estoque. Produtos precisam estar corretamente embalados para uma entrega segura. Além disso, é essencial manter os estoques precisos para evitar o excesso ou falta de produtos, impactando diretamente nos custos e satisfação dos clientes.

Para tornar o gerenciamento de estoque eficiente, considere analisar dados históricos de venda, criar um sistema de classificação, definir pontos de reabastecimento, utilizar um software de gestão e tornar o relacionamento com fornecedores mais forte e resiliente.

Política de devolução e trocas

Uma parcela de todos os produtos vendidos acabam sendo devolvidos. E a forma com que a empresa lida com esse processo tem impacto direto na satisfação do cliente e reputação da marca. Essa política precisa se transparente e simples, com procedimentos, prazos e condições dos produtos bem especificados.

Otimização de rotas

Otimizar as rotas de entrega é muito importante para garantir entregas rápidas e seguras. Com isso, o motorista consegue evitar áreas congestionadas, bloqueios e outros incidentes que impactem na operação. Com o uso de tecnologias inovadoras para o rastreamento de veículos e coleta de dados em tempo real, as empresas podem contornar possíveis problemas e garantir previsibilidade e pontualidade de entrega.

Comunicação com os clientes

Manter os clientes informados sobre o status de seus pedidos, facilitando o rastreamento, comunicando incidentes que possam impactar no prazo de entrega e criando um processo de devolução simples e transparente também devem ser considerados no momento de criação da estratégia de expedição.

Parceria com fornecedores

Contar com um parceiro de transporte de cargas confiável, que utilize soluções tecnológicas modernas para gerenciar as remessas, agilizar a movimentação dos produtos no armazém e gerenciar os pedidos com eficiência, é essencial para uma estratégia de expedição robusta.

Como a Favorita pode te ajudar?

Clientes esperam entregas oportunas, previsíveis e pontuais e, basicamente, acompanham com atenção o status das suas remessas. Além disso, muitos deles baseiam suas decisões de compras com base nas opções de envio, custo e conveniência. Consequentemente, as tendências para a expedição de produtos estão em constante evolução.

Por isso, é importante saber escolher a transportadora que atenda às necessidades da empresa. A Favorita oferece soluções de transporte eficazes e que se encaixam às necessidades dos clientes. Por meio de um sistema de gestão de qualidade robusto e exigente, a empresa oferece maior consistência e aprimoramento de processos para garantir a satisfação do cliente e a melhoria contínua dos serviços prestados.

Esse padrão de qualidade é mantido por meio da realização de auditorias internas que identificam pontos que podem ser aperfeiçoados, e auditorias externas realizadas anualmente para garantir que as exigências da certificação ISO 9001:2015 sejam cumpridas em sua totalidade. Entre em contato e fale com nossos especialistas para garantir que sua estratégia de expedição seja realmente eficiente.

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