Logo da Favorita Transportes

Como reduzir custos na cadeia de suprimentos sem perder qualidade

Gestão LogísticaRedação Favorita07 de março de 2024
Como reduzir custos na cadeia de suprimentos sem perder qualidade

Garantir o bom gerenciamento da cadeia de suprimentos é essencial para o crescimento da empresa e esse processo pode impactar em diversos setores, até influenciar a satisfação do cliente e, principalmente, influenciar na lucratividade dos negócios. 

Mas como reduzir custos sem perder a qualidade? 

Com uma cadeia de suprimentos cada vez mais complexa, as empresas precisam encontrar formas de tornar suas operações mais simples e eficientes para cortar custos e manter, ao mesmo tempo, a qualidade. Afinal, para garantir o desempenho em um mercado ultracompetitivo, não basta apenas reduzir custos, mas é preciso adotar uma abordagem holística para otimizar os processos de abastecimento, logística e distribuição. 

Compreendendo os custos na cadeia de suprimentos 

Os custos na cadeia de suprimentos são todas as despesas associadas à produção e distribuição de bens e serviços, que também podem ser divididos em custos diretos e indiretos. Os custos diretos envolvem gastos com matérias-primas, mão de obra e transporte. Já os indiretos são as despesas gerais de uma empresa, como água e luz, serviços públicos, seguros e serviços administrativos. 

Para conseguir reduzir custos efetivamente, é essencial compreender todos esses custos, identificando o que está causando gastos elevados, analisar o que os impulsiona e, com essas informações, desenvolver um planejamento que ajude a reduzir gastos. Com o plano desenvolvido, é preciso priorizar iniciativas com base em seu impacto e viabilidade. Isso inclui identificar setores em que elas podem ser implementadas rapidamente ou as que exigem um planejamento mais complexo e investimentos de longo prazo. 

Algumas métricas são importantes para analisar os gastos na cadeia de suprimentos: 

  • Custo total da cadeia de suprimentos 
  • Taxa de rotatividade de estoque 
  • Conformidade do fornecedor 
  • Retorno do investimento 
  • Níveis de estoque 
  • Custo total de propriedade 

Ao reduzir custos na cadeia de suprimentos, as empresas conseguem melhorar seus resultados, aumentar a rentabilidade e conquistar vantagens competitivas, além de melhorar a eficiência e aumentar a satisfação do cliente. Mas não é só isso. Cortar gastos significa que a empresa está mais preparada para gerenciar riscos relacionados a incidentes na cadeia de suprimentos, como desastres naturais e crises econômicas, e conquistar maior resiliência e agilidade para responder a eventos inesperados. 

Estratégias para redução de custos na cadeia de suprimentos 

Custos na cadeia de suprimentos abrangem a área de estoque, os serviços de transporte ou a forma de armazenamento, entre outros.  Por exemplo, custos com inventário podem crescer se determinados produtos não forem vendidos em um certo período, o que pode levar ao desperdício. Como a cadeia de suprimentos pode ser extremamente complexa, envolvendo diversos departamentos e processos, existem algumas estratégias que ajudam a reduzir custos: 

Invista em tecnologia 

Sistemas legados e desatualizados podem estar aumentando os custos na cadeia de suprimentos. Sem acesso aos dados corretos, a gestão de custos não tem ideia do que acontece por toda a operação. Portanto, investir em tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, automação inteligente, gêmeos digitais, entre outros, apesar de representar um custo, pode, nos médio e longo prazos, contribuir para aumentar a visibilidade, agilidade e previsibilidade da cadeia de suprimentos, representando uma economia de custos significativa. 

Identifique as maiores fontes de custo 

A tecnologia ajuda a empresa a descobrir se está aproveitando os descontos disponíveis, se há excesso de estoque, se a empresa trabalha com os melhores fornecedores e se todas as oportunidades de redução de custos estão sendo realmente aproveitadas. Ao obter uma visão 360° da cadeia de fornecimento, é possível identificar as maiores fontes de custos, as causas de gastos excessivos e priorizar as iniciativas de redução de custos baseadas no impacto que elas podem ter nos negócios. 

Colabore com fornecedores 

Manter um bom relacionamento com os fornecedores ajuda na redução de custos, melhora a comunicação e contribui para o compartilhamento de informações importantes e na identificação de áreas que podem ser otimizadas. A transparência de ponta a ponta contribui para evitar atrasos, identificar oportunidades de melhorar processos, reduzir desperdícios e otimizar a cadeia de suprimentos. 

Otimize a gestão de estoque 

O gerenciamento de estoque eficaz é fundamental para reduzir custos, minimizando o risco de falta ou excesso de produtos e melhorando o relacionamento com o cliente. Adotar as melhores práticas de gestão de estoque, como implementar o modelo Just-in-Time, faz com que as empresas otimizem os níveis de estoque ao mesmo tempo em que atendem à demanda dos clientes com facilidade. 

Entenda o impacto do transporte 

Custos com transporte podem ter um grande impacto nas despesas relacionadas à cadeia de suprimentos. Por isso, a organização precisa buscar maneiras de reduzir esses custos, melhorar prazos de entrega e garantir a satisfação do cliente. Isso envolve otimizar rotas, encontrar o modal ideal e buscar por um serviço de transporte que atenda aos requisitos de custos da empresa. 

Foque nos processos 

Analisar e melhorar processos é uma estratégia eficaz para reduzir custos na cadeia de suprimentos. Processos normalmente envolvem diferentes sistemas, gerenciados por diversas pessoas em vários setores. E todos esses processos impactam uns aos outros. Por isso, identificar e eliminar processos ineficientes ajuda as empresas a reduzir prazos de entrega e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Adotar a metodologia Lean, Seis Sigma e Kaizen ajudam a identificar e reduzir desperdícios nas operações. 

Adote a automação inteligente 

Automatizar tarefas repetitivas e tediosas contribui para reduzir erros facilmente cometidos pelas pessoas. Mas a automação inteligente vai além disso e captura dados para tornar os processos mais eficientes, por exemplo, quando a máquina detecta automaticamente que há um excesso de produtos no estoque ou desbloqueia pedidos que não necessitam de aprovação, tornando os processos mais ágeis e eficientes. 

Como a Favorita te ajuda a reduzir custos 

Devido à complexidade da cadeia de suprimentos, as soluções logísticas oferecidas pela Favorita são pensadas para atender aos requisitos das empresas de maneira personalizada. A expertise adquirida em mais de 70 anos de atuação no mercado, com a utilização de tecnologia de ponta, contribui para oferecer às empresas serviços que permitam otimizar seus custos e garantam maior agilidade, segurança e qualidade para os produtos serem entregues aos clientes. 

A Favorita mantém seu foco na otimização da operação logística, na redução de custos e riscos e em entregar maior eficiência e resiliência ao seu negócio. Entre em contato e solicite um orçamento.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

08:19