Logo da Favorita Transportes

Logística de Cross Docking: Agilizando o processo de armazenagem e distribuição

LogísticaRedação Favorita03 de janeiro de 2024
Logística de Cross Docking: Agilizando o processo de armazenagem e distribuição

Com clientes cada vez mais exigentes, concorrência intensa e a cobrança por eficiência e agilidade nas entregas, o Cross Docking se torna mandatório para empresas que desejam otimizar suas operações. 

 

O Cross Docking é o método de envio de produtos que permite o descarregamento dos caminhões de entrada diretamente nos caminhos de saída, sem a necessidade de serem armazenados em um centro de distribuição ou depósito. Isso permite a redução no tempo necessário para a entrega e melhora a eficiência como um todo na operação, já que não há a necessidade de armazenar os produtos, separá-los e embalá-los para serem enviados aos clientes. 

 

Normalmente, o Cross Docking é utilizado para produtos de vida útil curta ou urgentes, isso inclui produtos frescos, como flores, alimentos ou medicamento, ou para itens de alta demanda, que não valem a pena serem armazenados, pois precisam ser enviados rapidamente para os clientes. 

 

O que é um armazém Cross Docking?

 

Um armazém Cross Docking, como os da Favorita, é uma instalação na qual as remessas de entrada e saída são processadas (movidas), para permitir a troca sem ocorrer a armazenagem dos produtos. Obviamente, apesar de não haver a necessidade de armazenamento, é preciso um espaço fechado, como uma doca de carga, para realizar a troca com segurança e agilidade. 

 

Benefícios do Cross Docking

 

O Cross Docking é útil para diversas empresas, mas principalmente para fornecedores terceirizados de logística e centros de distribuição. Entretanto, o modelo pode não ser adequado para todos os tipos de produtos. 

 

Com isso em mente, o Cross Docking oferece diversos benefícios para tornar a operação mais eficiente e ágil: 

 

Eficiência aprimorada

 

Ao eliminar a necessidade de armazenando e recuperação de produtos, o Cross Docking ajuda a tornar a operação logística mais eficiente, reduzindo o tempo de envio dos produtos e os custos envolvidos. 

 

Maior precisão e agilidade na resposta

 

Como os produtos não são armazenados, a possibilidade de extravio ou dano é reduzido, o que leva a uma maior precisão e mitigação de possíveis erros. Da mesma forma, isso ajuda a reduzir o tempo de resposta para atender aos pedidos. Isso é possível pelas cargas serem carregadas diretamente nos caminhões de saída no momento em que chegam no armazém.

 

Melhor gestão de estoque

 

O Cross Docking também contribui para melhorar a gestão de estoque, tornando o monitoramento dos níveis de estoque mais eficientes, pois a empresa tem maior controle sobre quais produtos estão entrando e saindo. Isso evita problemas com falta ou excesso de produtos armazenados. 

 

Desafios do Cross Docking

 

Apesar dos benefícios, há algumas desvantagens ao adotar o modelo que precisam ser avaliadas pelas empresas. 

 

O Cross Docking exige um controle e monitoramento efetivo entre o armazenamento e a empresa de transporte. Atrasos no recebimento dos produtos, ou qualquer outro incidente na movimentação, pode impactar diretamente nas operações. Isso pode acarretar aumento nos custos, já que mais veículos podem ser necessários para lidar com o impacto do incidente ou para enviar produtos com maior frequência. 

 

Além disso, como não há produtos armazenados, o espaço disponível pode ser limitado para a guarda de produtos sazonais ou para lidar com excesso de estoque, o que também pode impactar nos custos. 

 

Como implementar o Cross Docking na operação logística

 

Depois de analisar os benefícios e desafios do Cross Docking e decidir pela implementação do método no armazém, alguns passos são necessários para sua implementação. 

 

O primeiro é criar os processos que indicam como os produtos irão trafegar pelo armazém, incluindo instruções detalhadas sobre toda a movimentação, desde o momento que o caminhão chega, os processos de entrada e saída dos produtos, e o despacho do caminhão para realizar a entrega. 

 

O passo seguinte é treinar a equipe sobre esses procedimentos, garantindo que todos entendam o fluxo de trabalho, suas funções e responsabilidades, por exemplo, instruindo-os para tocar o mínimo possível nos produtos, adotando uma abordagem de dois toques apenas — um para descarregar e o outro para levar o produto da área de preparação para o caminhão de saída. 

 

Por fim, é preciso implementar um sistema para rastrear e monitorar os produtos no armazém, garantindo que sejam movimentados com eficiência, e um sistema de gestão empresarial para saber o status de entrega dos produtos, sua origem e destino. E, claro, não esquecer de realizar testes práticos, revisando a cadeia de suprimentos e otimizando os processos para que nada de errado. 

 

Dicas para tornar a implementação bem-sucedida

 

Além disso, há algumas pequenas práticas que ajudam a tornar uma operação de Cross Docking bem-sucedida: 

 

Planejamento

 

Planejamento é fundamental para tornar a operação de Cross Docking efetiva. É necessário controlar corretamente quais produtos estão chegando e o horário de entrega. Essas informações devem ser enviadas para a equipe de expedição para que possam se programar. 

 

Organização

 

O Cross Docking, dependendo do tipo de produto que será movimentado, pode se tornar muito complexo. Por isso, implemente processos de monitoramento de entrada e saída de produtos para garantir que sejam processados em tempo hábil e possam ser entregues no prazo esperado. 

 

Além disso, tenha um armazém desenhado para tornar o Cross Docking possível. Docas de pequeno e médio porte, normalmente, devem ter formado retangular. Já para instalações maiores, elas podem ser em formado de X ou T. Esses formatos permitem que as equipes tenham espaço suficiente para descarregar e carregar os veículos à medida que chegam. 

 

Isso também diz respeito à “limpeza” do armazém, mantendo o local livre de produtos espalhados. Por isso, é fundamental ter um espaço designado para que os produtos descarregados sejam colocados até irem para os caminhões de saída. 

 

Comunicação

 

Comunicação é essencial para uma operação de Cross Docking efetiva. Crie canais de comunicação que permitam que todas as equipes atuem de maneira integrada e saibam exatamente o que deve ser feito e no momento correto. 

 

Conheça as soluções de transporte da Favorita

 

A Favorita utiliza as melhores práticas de Cross Docking do mercado para fornecer serviços de qualidade para sua empresa. Entre em contato e conheça nossas soluções para acelerar a movimentação de seus produtos por toda a cadeia de abastecimento, reduzindo custos e tornando sua operação logística mais eficiente

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

14:25