Logo da Favorita Transportes

Práticas para escolher o melhor fornecedor de logística para sua empresa

LogísticaRedação Favorita28 de maio de 2024
Práticas para escolher o melhor fornecedor de logística para sua empresa

Encontrar o melhor fornecedor de logística não apenas garante que os produtos da empresa sejam entregues no prazo e em perfeitas condições, mas também auxilia no gerenciamento da cadeia de suprimentos, tornando-a mais eficiente, reduz custos e melhora sua resiliência.

Mas esse processo pode ser desafiador e muito lento quando se entende a quantidade de possíveis fornecedores disponíveis no mercado, cada um deles com serviços diferentes que, de alguma forma, podem agregar para otimizar a operação logística de qualquer empresa.

O fornecedor de logística ficará responsável por planejar, controlar, implementar e rastrear a movimentação e armazenamento dos produtos da empresa, além de gerenciar as informações relacionadas e garantir a proteção das mercadorias desde sua coleta até a entrega para o cliente.

Ou seja, o fornecedor de logística ideal precisa ser capaz de entregar as remessas com agilidade, segurança e máxima qualidade, atendendo plenamente aos requisitos dos negócios do contratante.

Como escolher o fornecedor de logística ideal

Está clara a importância de escolher corretamente o fornecedor de logística para sua empresa, afinal, como citado acima, ele ficará responsável por gerenciar o transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias, tornando esses mais eficientes. Para isso, implementar algumas práticas torna esse processo mais rápido e eficaz:

Compreenda as necessidades da empresa

Antes de embarcar na jornada pela busca do fornecedor de logística ideal, é preciso compreender as necessidades da empresa, identificar recursos e serviços que o provedor deve possuir. Entender o cliente-alvo é o primeiro passo. Esse cliente está localizado onde? Ele é local, regional ou global?

O segundo passo diz respeito à escala dos negócios. Uma empresa de pequeno porte pode precisar de um parceiro que ofereça serviços flexíveis e personalizados, enquanto uma maior, precisa lidar com volumes maiores, maior agilidade e escalabilidade.

Por fim, avalie a gama de produtos e a demanda. Uma gama extensa de produtos, com diferentes tamanhos e pesos, exige um fornecedor de logística com capacidade para lidar com essa variedade. Já se existe uma certa flutuação na demanda, como em períodos próximos a datas especiais, esse parceiro precisa ser capaz de dimensionar os serviços de acordo com a demanda.

Avalie a capacidade e cobertura

Cada empresa tem necessidades e requisitos diferentes em relação à capacidade de transporte e cobertura. Portanto, para buscar o fornecedor de logística que atenda esses requisitos é necessário, em primeiro lugar, entender quais as necessidades da empresa.

Analise a quantidade de produtos que serão entregues em determinada região e sua frequência para, com isso, escolher o parceiro que trabalhe com essa rota e conte com a infraestrutura necessária para garantir as entregas.

Por exemplo, se a empresa trabalha com remessas para a região Norte e Sul do país, talvez seja interessante contar com fornecedores especializados nessas regiões, o que pode significar escolher fornecedores diferentes.

Analise os recursos necessários para os negócios

Identificadas as necessidades da empresa, quais os recursos que devem ser buscados em um fornecedor de logística?  O fornecedor precisa ter experiência com o setor de atuação da empresa. Isso indica que ele está preparado para manusear, embalar e enviar os produtos com eficiência e qualidade.

Esse parceiro também precisa estar preparado para se adaptar ao crescimento dos negócios, lidando com facilidade com flutuações de volume. Além disso, deve contar com tecnologias, como a automação, rastreamento em tempo real e análise de dados, que agilizem o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Compare custos e ofertas de serviços

Com o melhor entendimento dos requisitos dos negócios, analisar a estrutura de preços oferecida pelo fornecedor de logística se torna mais fácil. Por isso, avalie essa estrutura e veja se os valores e serviços estão alinhados ao orçamento disponível. Converse com diversos fornecedores e se atente às taxas ou encargos ocultos que impactem nos custos no longo prazo.

Avalie os serviços de valor agregado oferecidos pelo provedor, como tipos de embalagem ou outros serviços que contribuam para melhorar a experiência dos clientes. Leia atentamente os termos do contrato e compreenda os compromissos propostos. É importante contar com serviços que garantem flexibilidade em relação aos requisitos de volume, duração do contrato e flexibilidade relacionada à demanda.

Não feche um contrato apenas por ele apresentar o menor custo. Busque avaliações e depoimentos de outros clientes e conheça a reputação e a qualidade dos serviços oferecidos pelos potenciais fornecedores.

Avalie o atendimento e comunicação com o cliente

A forma com que o fornecedor logístico interage com os clientes é crítica para o sucesso da operação. Por isso, é essencial considerar a capacidade de resposta e disponibilidade fornecidos. Respostas rápidas às solicitações, dúvidas ou problemas dos clientes contribui para sua fidelização, por exemplo, com o provedor identificando e resolvendo possíveis incidentes proativamente.

Com clientes desejando rastrear seus pedidos em tempo real, esse parceiro também precisa oferecer rastreamento e relatórios que permitam o fácil monitoramento das remessas, garantindo uma maior satisfação e confiança do cliente. Comunicação e suporte ao cliente eficazes são fundamentais para garantir uma parceria de sucesso.

Solicite um período experimental

Realizar um período de testes antes de assinar um contrato com o fornecedor de logística é fundamental para testar a eficiência e a qualidade dos serviços e tomar a decisão correta.

Monitore o desempenho do possível parceiro durante esse período, principalmente em relação aos prazos de entrega, precisão do inventário, produtos entregues em ordem e taxa de atendimento de pedidos. Observe o impacto na experiência do cliente, como a qualidade das embalagens, agilidade de entrega e interações com os clientes.

Durante o período de testes, avalie a consistência da qualidade dos serviços prestados, como processamento de pedidos, remessa e suporte ao cliente, fatores fundamentais para construir um relacionamento de confiança. O período de testes é crítico para escolher o fornecedor logístico que realmente atenderá aos requisitos da empresa.

Porque a Favorita é o seu fornecedor de logística ideal

Escolher o fornecedor de logística correto é uma decisão que impacta diretamente no sucesso e crescimento dos negócios. A Favorita ajuda a empresa a compreender suas necessidades e focar em recursos essenciais para garantir que suas remessas sejam entregues rapidamente, com qualidade e segurança. Oferecemos uma vasta lista de serviços baseados em tecnologia de ponta para atender sua empresa com qualidade e segurança. Entre em contato e conheça nossas soluções logísticas.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

08:19