Logo da Favorita Transportes

Rastreamento de cargas: como garantir a visibilidade total da sua remessa

TecnologiasRedação Favorita07 de novembro de 2023
 Rastreamento de cargas: como garantir a visibilidade total da sua remessa

O rastreamento de cargas nunca foi tão importante para as empresas de transporte e logística vencerem os desafios de cadeias de abastecimento cada vez mais complexas. Esse processo contribui para a segurança do motorista e da carga, além de criar uma experiência mais positiva para os clientes, que podem saber exatamente onde suas encomendas estão e quando chegarão ao seu destino. 

 

Consequentemente, as empresas precisam considerar a oferta de rastreamento, seja terrestre, aéreo ou outras opções, aos seus clientes se desejam conquistar sua fidelidade e garantir sua satisfação. 

 

Mas não é apenas o cliente o único beneficiado pelo rastreamento de cargas, isso também fornece à empresa a possibilidade de localizar sua carga em tempo real, enquanto elas estão em trânsito, melhorando a segurança do motorista, do veículo e da própria carga contra possíveis problemas no trajeto, como assaltos e acidentes. 

 

Como é o rastreamento de cargas

 

A tecnologia para o rastreamento de cargas evoluiu nos últimos anos. No começo, o monitoramento era realizado por meio de ligações telefônicas entre o caminhoneiro e a transportadora. Posteriormente, esse rastreamento passou a ser baseado em uma tecnologia que dependia de pings de torres de telefonia celular e triangulação, tecnologia descontinuada pelas operadoras. 

 

Hoje, a maneira mais popular para o rastreamento de cargas são os recursos de GPS integrado a um aplicativo móvel que fornece a atualização da localização em períodos determinados, por meio de um dispositivo eletrônico do motorista (ELD), que rastreia o status do motorista e registra automaticamente o tempo do trajeto, ou, ainda, utilizado tags RFID. 

 

Qual a importância do rastreamento de cargas

 

O rastreamento de cargas é vital para realizar uma gestão moderna da cadeia de suprimentos. Esse processo monitora a localização de bens e produtos por toda a cadeia, desde o ponto de origem até seu destino. 

 

Isso garante visibilidade em tempo real sobre o status, localização e condições da carga, auxiliando as empresas a antecipar e responder com maior agilidade no caso de algum incidente, como atrasos ou outros eventos inesperados, permitindo ao gestor de frota fazer os ajustes necessários para informar os clientes sobre possíveis atrasos. 

 

Além disso, como citado mais acima, o rastreamento de cargas aumenta a segurança. Através do uso de um sistema de rastreamento, as empresas podem monitorar a carga e agir rapidamente para evitar acesso não autorizado, roubo, danos ou incidentes durante o transporte. Mas, também, para evitar que problemas de comunicação impactem na movimentação, por exemplo, evitando que a carga seja carregada no veículo incorreto, ou seja esquecida no depósito. Essa visibilidade aprimorada garante uma operação mais tranquila, reduzindo possíveis interrupções. 

 

O rastreamento de cargas também atende a requisitos de conformidade e regulamentos que regem o transporte de mercadorias de determinados setores. Com isso, é possível, além de monitorar sua localização, garantir que fatores como temperatura e umidade sejam controlados de acordo com essas regulamentações. 

 

Melhores práticas para o rastreamento de cargas

 

O rastreamento de cargas é fundamental para as operações de transporte, melhorando a visibilidade, transparência, confiabilidade e eficiência do serviço. Em um mundo em que as expectativas dos clientes e a cadeia de abastecimento se tornam mais complexas, implementar algumas práticas de rastreamento contribui para tornar as operações mais simples, reduzir custos e tomar as melhores decisões: 

 

Defina objetivos claros

 

Ao adotar a estratégia de rastreamento de carga, é essencial criar metas específicas para a utilização. Elas podem ser voltadas para a melhoria do fluxo de entregas, otimização de rotas, redução de custos com combustível, manutenção dos veículos e até melhorias para a segurança do motorista e carga. Feito isso, é importante comunicar a equipe para garantir que todos estejam cientes dos motivos que levaram à sua implementação. 

 

Estabeleça políticas e procedimentos

 

Criar políticas e procedimentos para o uso das informações capturadas pelo rastreamento de cargas é essencial para o sucesso. Essas regras devem ser em relação à quando e como os dados serão capturados, como serão utilizados, quem pode acessá-los e como serão armazenados. 

 

Implemente um sistema de rastreio eficiente

 

O sistema de rastreio funciona como a base para tornar uma operação logística mais eficiente. Por isso, é essencial encontrar um sistema que atenda às necessidades da empresa e os principais requisitos de frete. Integre o sistema às operações de transporte de cargas e comece a coletar informações que ajudarão na tomada de decisões em tempo real. 

 

Tecnologias de GPS, ELD e RFID ajudam a obter dados mais precisos sobre a carga, comportamento do motorista e funcionamento dos veículos. Ao analisar essas informações, as empresas conseguem melhorar sensivelmente seus processos. 

 

Forneça treinamento e suporte

 

Fornecer treinamento e suporte é essencial para garantir que motoristas, gestores de frota e funcionários administrativos saibam lidar com a tecnologia e possíveis problemas durante seu uso. Isso garante que o rastreamento seja utilizado da forma correta e segura. 

 

Padronize a documentação e entrada de dados

 

Dados são cruciais para melhorar a operação de transporte e tornar o rastreamento de cargas mais preciso. Por isso, crie uma padronização para a entrada dessas informações e para as documentações necessárias para o transporte. Isso garante maior consistência dos dados e torna o gerenciamento mais eficiente. Além disso, códigos de rastreamento padronizados facilitam na recuperação de dados, reduzindo a possibilidade de enganos durante o transporte. 

 

Implementar uma ferramenta de captura de dados automatizada, como o OCR ou leitura de código de barras reduz erros manuais e tornam o processamento dessas informações — dados sobre a mercadoria transportada, faturas, documentação entre outros — mais rápida. 

 

Analise corretamente as informações

 

De nada adianta coletar informações sobre uma frota de veículos e cargas transportadas se elas não forem analisadas corretamente para gerar insights úteis para a tomada de decisões. E um dos benefícios do rastreamento de cargas é exatamente esse: fornecer dados que permitam a identificação de falhas em processos, otimizar rotas e garantir entregas dentro do prazo, além de garantir que medidas preventivas sejam adotadas no caso de algum problema, proporcionando uma experiência mais completa ao cliente. 

 

Conte com fornecedores especializados

 

A Favorita oferece aos clientes um sistema de rastreamento de carga via internet que permite o acompanhamento de todo o processo, desde a coleta até sua entrega, garantindo a total rastreabilidade do volume transportado. Entre em contato e conheça nossas soluções. 

Compartilhe:
Suporte Favorita Transportes

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00, segunda à sexta

Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

19:30