Logo da Favorita Transportes

Soluções de rastreamento de cargas: como tornar a logística mais eficiente

TecnologiasRedação Favorita21 de maio de 2024
Soluções de rastreamento de cargas: como tornar a logística mais eficiente

O rastreamento de cargas é o processo implementado por empresas de transporte e logística para monitorar a movimentação e localização de mercadorias em trânsito. Esse processo pode envolver o uso de relatórios manuais e/ou a implementação de tecnologias modernas, como o uso de GPS e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), para identificar o local exato e em tempo real de onde a carga está. Essas informações incluem a localização atual da mercadoria ou veículo, prazo de entrega estimado e possíveis incidentes que possam surgir durante a entrega.

O processo pode variar de acordo com as perspectivas e requisitos únicos relacionados à carga transportada. Por exemplo, para o transporte de produtos perecíveis, o rastreamento de cargas pode priorizar o monitoramento da temperatura em tempo real, garantindo que ela foi transportada nas condições corretas durante toda sua jornada. Já uma empresa de varejo, pode priorizar o gerenciamento de estoque, escolhendo as datas de entrega de acordo com as necessidades do consumidor.

Ou seja, diferentes tipos de monitoramento são necessários para entregar a visibilidade desejada dependendo da carga transportada, tornando o mercado de software de rastreamento de cargas um gigante que deve alcançar US$ 17,7 bilhões de faturamento até 2032.

A evolução do rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas tem papel crítico para que as empresas de transporte e logística transformem suas operações por toda a cadeia de suprimentos, permitindo que os custos de transporte sejam reduzidos e a experiência do cliente aumente rapidamente, sem falar na prevenção contra roubo e perda de carga.

Métodos tradicionais de rastreamento de cargas, como o uso de relatórios manuais, envolvem uma grande quantidade de papéis e planilhas. Esse processo é extrema e totalmente propenso a erros, levando a dados ausentes ou incorretos, e já não é mais utilizado pelas empresas. Além disso, ele dificulta o fornecimento de atualizações em tempo real sobre a localização e o status da carga, tornando a previsão de prazos de entrega e resposta a possíveis incidentes mais complexa.

O resultado é que as empresas optam por soluções automatizados, baseadas em sistemas de rastreamento de cargas via GPS e que oferecem maior precisão, eficiência e a tão importante atualização em tempo real.

Benefícios da tecnologia no rastreamento de cargas

A tecnologia tem papel importante no rastreamento de cargas, fornecendo diversos benefícios para as operações logísticas, como maior visibilidade da cadeia de suprimentos, aumento da eficiência operacional e redução de custos.

Localização em tempo real

A tecnologia permite que as empresas monitorem constantemente a localização das remessas. Em um país como o Brasil, no qual a carga pode passar por diversas transportadoras até chegar ao seu destino, isso significa uma segurança a mais para as empresas evitarem que as cargas sejam extraviadas ou perdidas durante esse processo. Com isso, elas conseguem ter acesso a informações atualizadas sobre a localização de suas mercadorias, confirmando o momento exato em que as remessas cheguem aos destinatários.

Recuperação de roubo

Ao fornecer informações de localização em tempo real, o rastreamento de cargas é uma ferramenta poderosa para recuperação de mercadorias roubadas. O rastreamento auxilia na localização da carga, tornando sua recuperação possível. Além disso, os dispositivos também podem alertar a empresa de transporte ou a polícia sobre o roubo, fornecendo a localização dos bens. Esses dados tornam o rastreamento da carga mais fácil, fornecendo provas que podem apoiar investigações e processos criminais.

Redução de custos

Como torna a operação logística mais eficiente, o rastreamento de cargas reduz significativamente os custos operacionais, tornando o transporte mais eficiente. Os dispositivos de rastreamento em tempo real auxiliam na gestão de rotas, otimizando os percursos e tornando o tempo de entrega mais rápido, além de mitigar riscos de roubo ou danos à carga. O rastreamento também melhora a visibilidade da cadeia de suprimentos, facilitando a comunicação e a colaboração entre as partes interessadas.

Como o rastreamento de cargas torna a operação logística mais eficiente

O rastreamento de cargas é uma ferramenta valiosa para aprimorar a eficiência da estratégia logística das empresas. Ao garantir o monitoramento em tempo real e automatizado das remessas, ele melhora a visibilidade por toda a cadeia de suprimentos, reduzindo tempos de espera e tornando os prazos de entrega mais confiáveis. A tecnologia também previne contra roubos, danos e perda de carga, fornecendo dados valiosos para o planejamento e gerenciamento da operação logística.

Como o rastreamento de cargas opera por meio de uma combinação de sistemas, dispositivos e redes de comunicação, ele pode impactar positivamente em uma série de processos. Isso envolve desde a solicitação e a confirmação do pedido, a geração de uma etiqueta de remessa com o código de rastreamento e dados de destino, entrega a transportadora (momento em que o processo de rastreamento tem seu início), varreduras sobre o status da carga (saindo para entrega ou em trânsito, por exemplo) e a verificação de entrega, sendo o momento em que a encomenda é digitalizada pela última vez, quando o entregador dá baixa ao comprovar a entrega ao destinatário.

Todas essas etapas são atualizadas em tempo real, mantendo tanto o cliente quanto a empresa cientes da exata localização da remessa. Isso é feito por meio de recursos de rastreamento on-line, notificações enviadas a cada alteração de status ou por meio do serviço de atendimento ao cliente, seja via chat com um atendente humano ou chatbot. Assim, mesmo que o cliente tenha alguma dificuldade para rastrear seus pedidos ou não saiba como fazer isso on-line, o atendimento consegue fornecer informações atualizadas facilmente.

Por que trabalhar com a Favorita?

O tempo em que as pessoas precisavam adivinhar quando sua mercadoria seria entregue ficou no passado. Hoje, o rastreamento de cargas evoluiu para fornecer não apenas ao cliente, mas também às empresas e motoristas acesso rápido e fácil a informações úteis para que as cargas sejam entregues dentro do prazo, com sua integridade intacta e com muita segurança.

A Favorita garante visibilidade de ponta a ponta para que as expectativas dos clientes sejam prontamente atendidas, garantindo acesso ao rastreamento de cargas em tempo real e permitindo que as remessas sejam monitoradas facilmente. Entre em contato com nossa equipe e descubra como tornamos sua operação mais eficiente e segura.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

08:19