Logo da Favorita Transportes

Como reduzir custos logísticos: conheça algumas estratégias

LogísticaRedação Favorita20 de dezembro de 2023
Como reduzir custos logísticos: conheça algumas estratégias

Ter uma estratégia eficaz para reduzir custos logísticos e tornar o transporte de cargas mais eficiente e acessível é fundamental para as empresas do setor se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente. 

 

Entretanto, à medida que elas buscam maneiras de otimizar seus processos voltados para a cadeia de abastecimento, garantindo maior adaptabilidade e acessibilidade aos seus serviços, reduzir custos pode ser um desafio, exigindo um controle maior sobre o desempenho financeiro do negócio e a busca incansável pela maior eficácia da operação logística. 

 

Uma boa gestão do serviço de transporte de cargas vai além da área financeira, ele também tem impacto na satisfação do cliente e na flexibilidade da operação. E as empresas que conseguirem reduzir custos logísticos, e, ao mesmo tempo manter a excelência dos serviços, conquistam uma vantagem significativa em relação aos seus concorrentes. 

 

Estratégias para reduzir custos logísticos

 

As empresas de transporte de cargas enfrentam uma forte pressão para controlar seus custos logísticos, desde gerenciar os gastos com combustíveis até tornar a manutenção da frota mais eficiente. Isso torna fundamental monitorar as operações de perto e buscar novas formas para reduzir os custos: 

 

Automação e inteligência artificial (IA) na logística

 

A automação é uma das melhores estratégias para otimizar operações de transporte de cargas. Atendimento de pedidos, gerenciamento de armazém, rastreamento de estoque e cronogramas de entrega, são processos beneficiados com a adoção da tecnologia. 

 

Da mesma forma, as empresas podem implementar uma solução de IA para analisar grandes quantidades de dados e identificar tendências e padrões, tornando a tomada de decisões mais inteligente e otimizando processos como gestão de níveis de inventário, implementando robôs para movimentar mercadorias e buscando as melhores rotas de entrega. 

 

Visibilidade da cadeia de suprimentos

 

Ter maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos é crítico para reduzir custos logísticos. Isso significa analisar estoques, gestão de risco, atendimento ao cliente e finanças para preparar a empresa para agir rapidamente a incidentes que impactem na operação logística. 

 

Essa visibilidade também auxilia a empresa a fortalecer o relacionamento com fornecedores, parceiros e clientes, reduzindo custos, melhorando a colaboração e garantindo que cada fornecedor mantenha seu desempenho, evitando possíveis interrupções. 

 

Consolidação de remessas

 

A consolidação de remessas combina vários pedidos em uma única remessa, reduzindo custos logísticos. Com a consolidação de remessas é possível reduzir os valores com postagem, custos de estoque e gastos com combustível. Também reduz a necessidade de embalar os produtos e manuseamentos múltiplos, garantindo que as remessas sejam entregues rapidamente e com qualidade. 

 

Mas isso também exige um planejamento bem estruturado, começando pela avaliação da cadeia de suprimentos, das localidades que podem ser consolidadas e analisar todos os custos envolvidos e a forma de gerenciá-los com eficácia. 

 

Otimização de rotas

 

A otimização de rotas tem um grande impacto nos custos logísticos. Ao tornar esse processo mais eficiente, é possível melhorar prazos de entrega e reduzir o consumo de combustível. Já rotas ineficientes contribuem para aumentar o desgaste dos veículos e, obviamente, o gasto com combustível. 

 

O software de otimização de rotas analisa diversos fatores, como padrões de tráfego, local da entrega, tamanho do veículo e informações meteorológicas para criar a melhor rota possível. A solução também ajuda a mudar rotas em tempo real no caso de algum incidente, como uma via impedida ou congestionamento no caminho. 

 

Além disso, permite o rastreio dos veículos, coletando dados sobre seu desempenho, comportamento do motorista ao volante e identificando possíveis problemas que exijam uma ação mais rápida da equipe de manutenção, o que também significa custos mais baixos para reparo. 

 

Veículos mais eficientes

 

Investir em veículos energeticamente mais eficientes, como o uso de veículos elétricos, é uma decisão fundamental para reduzir custos logísticos, principalmente em entregas de última milha. Apesar do preço mais elevado que os de veículos tradicionais, no longo prazo o investimento é justificado, entregando um ROI significativo. Claro, esse investimento deve ser bem-planejado, então, considere o tamanho do veículo, sua capacidade de carga e autonomia para entender se eles atendem às necessidades da empresa. 

 

Terceirize o transporte de cargas

 

Terceirizar a operação de transporte de cargas pode significar uma grande economia de custos e aumento das margens de lucro. Ao repassar as necessidades para uma empresa especializada, é possível ter diversos benefícios: 

 

  • Flexibilidade
    As empresas logísticas lidam com os mais diferentes tipos de carga, de pequenas a grandes encomendas, ajustando o serviço de acordo com a demanda para atender às necessidades da empresa, como no caso de flutuações sazonais. 
  • Confiabilidade
    Por serem especialistas em operações logísticas, elas possuem os recursos corretos para garantir que os produtos sejam entregues no prazo e em boas condições, garantindo o rastreamento e monitoramento das remessas e melhorando a experiência dos clientes. 
  • Experiência
    Terceirizar o transporte de cargas também ajuda a otimizar a estratégia logística da empresa, permitindo acesso a profissionais com a expertise necessária para auxiliar a empresa a otimizar sua operação, oferecendo dicas sobre como melhorar rotas e gerenciar estoques, por exemplo. 
  • Comunicação
    A empresa terceirizada conta com recursos de comunicação que garantem atualizações em tempo real sobre o status das remessas, permitindo maior transparência nos processos. 
  • Personalização
    Cada empresa tem necessidades únicas para movimentar cargas, as empresas logísticas conseguem adaptar seus serviços para atender a esses requisitos, ajudando a otimizar a estratégia logística e reduzir custos. 
  • Tecnologia
    Ao terceirizar o transporte de cargas, a empresa contratante tem acesso às mais recentes tecnologias para o setor, contando com sistemas e recursos avançados para otimização de rotas, rastreio de veículos e status em tempo real sobre as remessas. 

 

Reduzir custos logísticos é crucial para o sucesso dos negócios. Otimizar rotas, usar veículos mais eficientes, contar com a tecnologia para monitorar veículos e terceirizar as necessidades de transporte são apenas algumas estratégias que podem ajudar sua empresa a reduzir custos. 

 

E a Favorita entende suas necessidades e a importância de contar com uma operação logística eficaz. Para isso, oferece tecnologias de última geração para monitorar e rastrear veículos, garantir as melhores rotas e acesso às melhores soluções de transporte para ajudar sua empresa a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Entre em contato e deixe que seus produtos nas mãos de especialistas. 

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

14:25