Logo da Favorita Transportes

5 benefícios da gestão de estoque na logística

LogísticaRedação Favorita24 de julho de 2024
5 benefícios da gestão de estoque na logística

A gestão de estoque tem um papel crítico para qualquer empresa, não importando seu tamanho ou setor. Ele é responsável por monitorar e controlar a movimentação de produtos desde o ponto de produção até a entrega no cliente. Para isso, abrange uma série de processos, como aquisição, armazenamento, rastreamento de níveis de estoque, reposição de mercadorias e distribuição.

O gerenciamento eficiente de todos esses processos não apenas mantém o nível de estoque ideal, mas também garante maior eficiência para atender à demanda dos clientes e favorecer o crescimento sustentável dos negócios.

Dessa forma, a gestão de estoque contribui para evitar rupturas que podem levar à perda de vendas ou a insatisfação dos clientes, ao mesmo tempo em que atua para reduzir custos relacionados ao excesso de mercadorias armazenadas.

Esse equilíbrio para manter o número de mercadorias suficiente para atender à demanda dos clientes, evitando o excesso ou a insuficiência, é fundamental para uma gestão de custos eficiente e para permitir que recursos sejam alocados de forma mais inteligente, além de evitar falhas na gestão logística, facilitar na resposta a tendências de consumo e manter a rentabilidade.

Qual o papel da gestão de estoque na logística?

A gestão de estoque não é apenas mais um processo logístico, ela é uma engrenagem vital para que a máquina dos negócios funcione perfeitamente. É ela a responsável por equilibrar a oferta com a procura, garantindo o nível ideal de estoque. E esse fator é fundamental para evitar que pequenos erros de cálculo perturbem de alguma forma a operação logística.

Mas esse papel vai além, a gestão de estoque é essencial para melhorar a comunicação entre fabricantes, distribuidores e varejistas, ajuda na tomada de decisões relacionadas à aquisição, determina os locais de armazenamento e contribui para o alinhamento dos cronogramas de produção com a demanda.

Junto a isso, uma gestão de estoque baseada em dados auxilia a empresa a prever e responder às mudanças no mercado e ao comportamento do consumidor, permitindo uma adaptação ágil a qualquer perturbação, como um aumento repentino na procura.

Riscos enfrentados pela gestão de estoque

Uma operação logística pode ser extremamente complexa, oferecendo desafios e possibilitando falhas que precisam ser gerenciados corretamente, como:

Complexidade da cadeia de suprimentos

Atualmente, as cadeias de suprimentos envolvem diversos fornecedores, fabricantes, transportadoras e estruturas fiscais cada vez mais complexas. Coordenar todos esses fatores e garantir níveis de estoque ideais pode ser um desafio gigantesco, que pode acarretar atrasos, desabastecimento e problemas na movimentação dos produtos.

Previsão de estoque

Não existe uma previsão 100% precisa, mas imprecisões podem comprometer o orçamento e prejudicar a capacidade de armazenamento. Problemas causados pelo excesso de produtos levam a um aumento nos custos de manutenção e possível obsolescência, já subestimar o estoque resulta em perda de vendas e clientes insatisfeitos.

Estoque de segurança excessivo

Da mesma forma, um estoque de segurança excessivo também gera custos desnecessários, vinculando capital que poderia ser utilizado de outra forma. Exagerar no estoque de segurança leva a mais custos e possíveis desperdícios, principalmente para itens perecíveis.

Comunicação inadequada

Falta de transparência e gerenciamento eficiente de estoque pode resultar em falhas na comunicação e, consequentemente, criar em gargalos na cadeia de suprimentos. No momento que os níveis de estoque não são monitorados adequadamente, isso pode levar a problemas de comunicação que rendem situações de ruptura ou excesso de mercadorias, impactando no equilíbrio entre oferta e demanda.

Gestão ineficiente do armazém

A má gestão de estoque também se traduz em depósitos desorganizados, itens mal-acondicionados, movimentação de mercadorias ineficiente ou espaços de armazenamento mal aproveitados. Isso leva ao aumento de custos e possíveis atrasos no processamento de pedidos.

Falha na previsão da demanda

Dados imprecisos levam a decisões erradas, não permitem prever tendências de mercado e do comportamento do cliente e levam a rupturas que podem implicar na perda de vendas ou, no caso de excesso de mercadorias, obrigar a adoção de promoções. Nos dois casos, o problema leva a perda de rentabilidade.

Benefícios da gestão eficiente de estoque

A única forma de superar esses desafios é implementar uma gestão de estoque robusta e eficiente e, com isso, alcançar alguns benefícios:

Redução de custos

Encontrar o equilíbrio entre a quantidade de mercadoria armazenada e a demanda é vital para otimizar os custos. Por isso, a gestão de estoque, quando realizada da forma correta, contribui para reduzir custos, principalmente os relacionados à manutenção de estoque em excesso.

Satisfação do cliente

Ao manter o estoque no nível ideal, a gestão de estoque garante que as mercadorias estejam disponíveis quando o cliente realizar seu pedido. Isso reduz prazos de entrega e possíveis rupturas de estoque, melhorando a satisfação e fidelização do cliente, que tem maior probabilidade de voltar a fazer negócios com a empresa.

Eficiência operacional

A gestão de estoque eficiente permite um melhor acompanhamento dos níveis de estoque e das tendências de demanda, facilitando às empresas planejar sua produção e aquisição de forma consistente. Isso torna a operação logística mais simples, reduz desperdícios e melhora a eficiência geral.

Tomada de decisões

Os dados gerados pela gestão de estoque ajudam a prever e planejar a demanda, levando a uma otimização da cadeia de suprimentos. Com precisão de dados, as empresas conseguem tomar decisões mais inteligentes e alinhadas às tendências de mercado e às preferências dos clientes.

Redução de riscos

Como citado acima, a má gestão de estoque pode levar a excesso ou ruptura dos estoques. No caso de excesso, se os produtos não forem vendidos, eles podem se tornar obsoletos, gerando perdas. Já no caso de estoque insuficiente, a falta de produtos disponíveis pode ocasionar perda de vendas, impactando na rentabilidade da organização. Em ambos os casos, a gestão de estoque precisa estar preparada para mitigar esses riscos, encontrando o melhor equilíbrio entre oferta e demanda.

A gestão de estoque é responsável por conectar diversos elementos em uma operação logística, com grande impacto em diferentes setores da empresa, influenciando a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a rentabilidade dos negócios. Por isso, a Favorita investe em tecnologia e inovação para fornecer um sistema de gestão de estoque que garante tranquilidade aos clientes e a certeza de que a carga será entregue no prazo e em segurança. Entre em contato e conheça nossas soluções.

 

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

13:56