Logo da Favorita Transportes

A logística na cadeia de suprimentos: estratégias para otimização operacional

LogísticaRedação Favorita30 de abril de 2024
A logística na cadeia de suprimentos: estratégias para otimização operacional

A logística na cadeia de suprimentos é vital para o sucesso do negócio na totalidade. Isso significa que, para uma empresa continuar aumentando sua rentabilidade, ela depende de uma boa estratégia para otimizar sua operação. Como os consumidores exigem entregas cada vez mais rápidas, as empresas precisam tornar suas cadeias de suprimentos mais simples, enquanto refinam seus processos logísticos.

Não importa qual o porte da empresa, a estratégia logística na cadeia de suprimentos sempre busca por maior eficiência operacional, desde o controle de estoque e gestão de frotas e otimização de rotas até a integração com novas tecnologias para otimizar o depósito. Se essa estratégia for bem-sucedida, isso significa uma maior redução de custos, maior satisfação do cliente, redução do impacto no meio ambiente e um aumento na competitividade.

Entretanto, tornar a operação mais eficiente não é uma tarefa simples, já que envolve gerenciar todos os processos relacionados à fabricação, recebimento e distribuição de produtos por toda a cadeia de suprimentos, exigindo um entendimento mais completo do fluxo logístico e das práticas que moldam o setor.

Estratégias para otimizar a logística na cadeia de suprimentos

Nos últimos anos, o foco da logística na cadeia de suprimentos tem se mantido na redução de custos e na criação de uma cadeia de suprimentos realmente resiliente e preparada para enfrentar qualquer mudança que possa impactar no bom andamento da operação. Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas:

Otimizar do planejamento de rotas

A otimização de rotas é parte importante da logística. Tornar essas rotas mais simples ajuda a reduzir custos e tornar as entregas mais ágeis. Por meio da tecnologia GPS e análise de dados é possível rastrear os veículos em tempo real, avaliar as condições de tráfego, planejar com maior eficiência diversas paradas e personalizar as entregas de acordo com as preferências dos clientes.

Implementar tecnologias para rastreamento

Além de monitorar em tempo real os veículos, as tecnologias para rastreamento permitem utilizar sensores para monitorar as remessas em tempo real, aumentando a visibilidade por toda a cadeia de suprimentos. Por exemplo, gerenciando o estoque com maior eficiência e monitorando a temperatura dos produtos. Além disso, também é possível gerenciar a integridade dos equipamentos e coletar dados para otimizar processos e melhorar a eficiência por toda a cadeia de suprimentos.

Simplificar as operações do armazém

A otimização da logística na cadeia de suprimentos passa pela simplificação das operações do armazém. Isso envolve reconfigurar o layout do depósito para tornar o fluxo de produtos mais eficiente, melhorar processos de coleta, embalagem e envio de produtos. Além disso, a empresa também pode implementar uma solução para gerenciamento de estoque para reduzir erros, integrar processos automatizados, adotar modelos precisos de previsão de demanda e estratégias de cross-docking.

Implementar processos automatizados

Como comentado acima, implementar processos automatizados contribui para aumentar a eficiência de diferentes processos. A adoção da automação de processos robóticos permite que tarefas repetitivas, como a entrada de dados, seja automatizada, reduzindo erros. A implementação de veículos autônomos e robôs no armazém reduz custos com mão de obra. Da mesma forma, o uso de sistemas automatizados para lidar com o processamento de pedidos torna esse processo mais eficiente. A automação, ainda, aumenta a visibilidade por toda a cadeia de suprimentos, coletando informações que auxiliam na tomada de decisões.

Aprimorar o gerenciamento de estoque

A utilização de sistemas avançados de análise de dados ajuda a prever a demanda com precisão, otimizando os níveis de estoque e evitando excesso ou escassez de produtos. Com isso, também é possível implementar uma estratégia de inventário just-in-time, que reduz custos de manutenção, melhora o fluxo de caixa e também ajuda a controlar o estoque com maior eficiência. Outros fatores que contribuem para aprimorar o gerenciamento de estoque são promover um relacionamento sólido com os fornecedores e realizar uma contagem cíclica do inventário, identificando e corrigindo falhas rapidamente.

Melhorar o relacionamento com fornecedores

Melhorar o relacionamento com os fornecedores é uma das estratégias mais importantes para a logística na cadeia de suprimentos. Criar canais de comunicação mais eficientes, implementar métricas de desempenho, desenvolver parcerias de longo prazo, investir em iniciativas de desenvolvimento dos fornecedores, implementar mecanismos de feedback para coletar informações sobre processos e práticas e, principalmente, gerenciar riscos e implementar estratégias para mitigar o impacto de incidentes são fundamentais para tornar a cadeia de fornecimento resiliente e garantir a continuidade dos negócios.

Focar no treinamento das equipes

Implementar um programa de treinamento para as equipes é crítico para otimizar a logística na cadeia de suprimentos. Para isso, estabeleça programas para destacar as habilidades dos funcionários e incentive o desenvolvimento de equipes versáteis, que possam desempenhar diversas funções. Também aprimore o treinamento especializado em novas tecnologias voltadas para o setor, priorizando o treinamento de segurança para reduzir acidentes e investindo em treinamento para o desenvolvimento de lideranças, fomentando a cultura de melhoria contínua e de retenção de funcionários.

Investir na análise de dados

Nenhuma dessas estratégias se torna bem-sucedida se não houver um investimento na análise de dados para tornar as decisões mais informadas e melhorar a precisão das previsões de demanda, garantindo os níveis ideais de estoque. Além disso, a análise de dados é essencial para que a estratégia logística na cadeia de suprimentos consiga analisar o desempenho por toda a cadeia, melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, recolher insights sobre as preferências e comportamentos dos clientes e até mesmo para implementar uma estratégia de manutenção preditiva para reduzir o tempo de inatividade de equipamentos e os custos de manutenção.

Qualidade é o foco da operação logística da Favorita

A Favorita busca implementar as melhores estratégias de logística na cadeia de suprimentos, simplificando a operação, otimizando rotas e implementando iniciativas sustentáveis para atender às necessidades dos clientes e garantir entregas seguras, ágeis e com maior qualidade.

Por isso, investe em tecnologia de ponta, segurança aprimorada e formação dos funcionários para fornecer às empresas a experiência, a infraestrutura e as soluções ideais para otimizar suas cadeias de suprimentos. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos otimizar sua operação logística e aumentar a eficiência e resiliência por toda sua cadeia de suprimentos.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

08:19