Cargas fracionadas: desafios e soluções
Cargas fracionadas são uma modalidade de transporte muito popular na logística. Entretanto, ela ainda causa alguma confusão entre os profissionais do setor, o que pode causar problemas no dia a dia da operação.
Exatamente por isso, conhecer seus benefícios, desafios e soluções disponíveis é essencial para tornar o planejamento logístico mais eficiente, reduzindo custos de maneira inteligente, principalmente para empresas que lidam com pequenos volumes de produtos para enviar para seus clientes.
Portanto, é fundamental entender o conceito de carga fracionada para encontrar serviço ideal para o tipo de produto que sua empresa trabalha.
Entendendo o conceito de carga fracionada
O primeiro passo para tornar o planejamento logístico mais eficiente é entender o que é carga fracionada. Por ela, o produto da empresa é enviado com o de outras companhias, compartilhando o meio de transporte. Com isso, é possível enviar pequenas quantidades de mercadoria, pagando apenas pelo espaço utilizado e não pela carga completa.
Para a empresa de transporte, oferecer a carga fracionada para seus parceiros também é uma vantagem, pois evita que o veículo saia vazio para atender um único cliente. Esse modelo pode ser utilizado para transportar qualquer tipo de carga, mas para alimentos e químicos, por exemplo, é necessário que as cargas sejam semelhantes para evitar contaminação.
Diferenças entre a cargas fracionadas e cargas completas
A principal diferença entre cargas fracionadas e cargas completas é o volume transportado. Com citado acima, a carga fracionada envia vários produtos de diferentes clientes em um único veículo. Já a carga completa é responsável por apenas um cliente, não importando se o veículo está cheio ou não.
Ou seja, a carga completa é voltada para volumes maiores de mercadorias que exigem entregas rápidas e, normalmente, para um único local. Entretanto, é uma modalidade que pode gerar custos mais altos quando comparado com a carga fracionada.
Exemplo de uso de cargas fracionadas
Entregas realizadas por empresas de comércio eletrônico é um ótimo exemplo de carga fracionada. Nele, produtos são enviados para diversos clientes em um mesmo veículo, ocupando ao máximo a capacidade disponível.
Benefícios da carga fracionada
Para as empresas logísticas, o maior benefício é otimizar o uso dos veículos, que saem com sua carga completa, reduzindo custos e agilizando a entrega de mercadorias de diversos clientes.
Para os clientes, esses benefícios são:
Economia de custos
Ao enviar seus produtos com os de outras empresas, os custos de frete são diluídos entre todos, tornando a opção viável para empresas de todos os portes.
Agilidade na entrega
A carga fracionada garante maior agilidade nas entregas, já que permite transportar produtos com mais frequência, sem precisar esperar completar um veículo totalmente com as remessas.
Flexibilidade
Para envios de pequenos volumes de carga, e para empresas de pequeno e médio portes, a carga fracionada é uma opção mais flexível de transporte.
Maior acesso a rotas
A carga fracionada facilita o acesso a diferentes rotas para as empresas, que podem alcançar clientes que dificilmente seriam atendidos por outra modalidade de transporte.
Rastreamento efetivo
A maioria das transportadoras que trabalha com carga fracionada fornece um sistema de rastreamento avançado que permite que os clientes acompanhem o status de suas mercadorias em tempo real.
Melhor gerenciamento de estoque
Como a empresa não precisa esperar por mercadorias que ocupem completamente o veículo, ao enviar quantidades menores, o gerenciamento de estoque é otimizado, principalmente por evitar a necessidade de manter um número grande de produtos armazenados.
Desafios enfrentados pelas empresas que operam com carga fracionada
As cargas fracionadas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente devido ao crescimento do e-commerce, que exige das empresas do setor maior agilidade e qualidade nas entregas. Entretanto, assim como acontece com cargas completas, a logística de cargas fracionadas enfrenta desafios que precisam ser superados pelas empresas:
Infraestrutura rodoviária
As ruas e estradas brasileiras ainda são um grande desafio para as transportadoras, impactando nos custos de manutenção dos veículos e prazos de entrega. Cidades e estados ainda enfrentam problemas para manter sua malha viária, como falta de pavimentação, buracos e falta de sinalização. Para evitar problemas, as empresas podem planejar rotas para evitar estradas e ruas em más condições.
Segurança
Roubo de carga, infelizmente, faz parte da rotina das transportadoras, revelando um prejuízo bilionário, ultrapassando o valor de R$ 1,27 bilhão. Isso exige das empresas logísticas investimentos em soluções de segurança para garantir a segurança das cargas. Monitoramento em tempo real da carga e dos veículos, treinamento para os motoristas saberem o que fazer em situações de risco e o planejamento de rotas para evitar locais perigosos estão entre as táticas usadas pelas empresas.
Prazos de entrega cada vez mais curtos
O prazo de entrega é um dos fatores que influenciam na decisão de compra, e as empresas já perceberam isso, com muitas prometendo envios no mesmo dia. Mas, para as empresas que trabalham com cargas fracionadas, isso pode ser um pesadelo, principalmente pelos desafios citados anteriormente. Para evitar problemas, as empresas usam a tecnologia para tornar as rotas mais eficientes, monitorando cada envio e enviando alertas para os clientes sobre qualquer situação que impacte na entrega.
Deficiências no monitoramento da carga
Cargas fracionadas podem passar por diversas localidades até chegar ao seu destino. Por isso, é crítico que as empresas monitorem com eficiência por onde a mercadoria está trafegando. Fornecer à empresa contratante e ao cliente uma ferramenta que permita o monitoramento em tempo real da mercadoria garante tranquilidade e confiança em relação ao serviço prestado.
Cobertura geográfica
Em um país do porte do Brasil, muitas empresas logísticas atuam especificamente em uma determinada região. O que exige entender o próprio negócio, para saber de onde são os clientes da empresa e, com isso, buscar uma parceria com uma transportadora que atenda todo o país ou buscar empresas especializadas em determinadas regiões, garantindo entregas mais ágeis, eficientes e de qualidade, e reduzindo custos.
Conheça as soluções de transporte oferecidas pela Favorita
A Favorita é uma das maiores empresas de transporte e logística brasileira e tem a carga fracionada entre suas soluções. A empresa é especializada em logística para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, mantendo centros de coleta nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Entre em contato com nossos especialistas em transportes e saiba como a Favorita pode ajudar sua empresa.