Logo da Favorita Transportes

Inovações na logística: como manter sua empresa à frente

LogísticaRedação Favorita28 de dezembro de 2023
Inovações na logística: como manter sua empresa à frente

A logística está em constante evolução. Desde a adoção de inovações tecnológicas até analisar as do comportamento do consumidor, os próximos anos devem representar uma mudança ainda maior para as empresas do setor. 

 

E as inovações na logística devem, basicamente, estar relacionadas ao desenvolvimento social e organizacional, além de trazerem melhorias tecnológicas, com as empresas automatizando o máximo possível de suas operações e tornando seus processos mais sustentáveis. Por isso, é crucial que as empresas antecipem tendências que irão definir o setor nos próximos anos, ajudando a mitigar possíveis lacunas encontradas na cadeia de abastecimento, para que se mantenham à frente dos concorrentes. 

 

Tendências e inovações na logística

 

Da automação à sustentabilidade, as inovações na logística devem moldar o setor nos próximos anos, tanto que o Gartner afirma que, para 2024, 50% das organizações da cadeia de suprimentos devem investir em aplicações que suportem recursos analíticos avançados e inteligência artificial. 

 

Automação e inteligência artificial (IA) na logística

 

A automação continua moldando a logística mundial, e continuará assim por muito tempo. A utilização da robótica, da aprendizagem de máquina e da inteligência artificial deve contribuir para aumentar a agilidade e precisão nas operações logísticas, melhorado ou substituindo processos ineficientes, por exemplo, usando robôs para coletar a embalar itens. 

 

Sistemas orientados por IA devem permitir que as empresas simplifiquem processos, otimizem a gestão de inventário e melhorem a eficiência operacional. Algoritmos avançados permitirão que previsões mais precisas sejam realizadas, melhorando a gestão de recursos e reduzindo custos. 

 

Sustentabilidade

 

As operações logísticas estão se tornando cada vez mais sustentáveis, com as empresas do setor investindo em inovações para reduzir sua pegada de carbono. Isso implica na utilização de fontes de energia renováveis — como a parceria entre a Favorita e a Capitale Energia, que marca a migração da empresa para o mercado de livre energia, com a adoção de fontes renováveis em diversas unidades — utilização de embalagens ecológicas e um planejamento de rotas, que impacte cada vez menos do meio ambiente. Além disso, muitas empresas também estão adotando veículos elétricos ou movidos a hidrogênio que ajudam a reduzir as emissões. 

 

A implementação de práticas sustentáveis não apenas alinha as empresas a objetivos ambientais, mas também contribui para promover a fidelidade do cliente e melhorar a reputação da empresa. 

 

Decisões baseadas em dados

 

A análise de dados já faz parte da base do gerenciamento logístico. A análise alimentada por inteligência artificial e aprendizado de máquina permite estimar a demanda com maior precisão, tornando o processo de planejamento e otimização de rotas e rastreamento de remessas em tempo real mais efetivo. Além disso, as empresas do setor conseguem ter acesso a insights mais completos sobre o comportamento do cliente, tendências do mercado e possíveis riscos que impactam na cadeia de abastecimento. 

 

Assim, é possível melhorar o uso de sistemas de gerenciamento de pátio, garantindo que itens sejam movidos com mais eficiência, otimizar a programação de docas e o desempenho da operação logística para reduzir gargalos e tornar a cadeia de abastecimento mais transparente. 

 

Adoção do blockchain

 

A adoção do blockchain aparece em todas as listas de tendências e inovações logísticas há alguns anos, mas sua adoção pela cadeia de abastecimento, apesar dos benefícios que a tecnologia proporciona, ainda é lenta. Na visão de especialistas, isso deve mudar nos próximos anos, com a indústria vendo um aumento significativo da adoção. Por sua natureza descentralizada, maior transparência, rastreabilidade e segurança, a tecnologia garante a autenticidade das transações, reduzindo o risco de fraude ou falsificação. 

 

O uso de contratos inteligentes também facilita o gerenciamento de contratos, permitindo a realização de transações mais seguras e rápidas, mitigando custos e melhorando a confiança entre as partes envolvidas. 

 

Visibilidade em tempo real

 

A Internet das Coisas (IoT) terá um papel central na transformação da cadeia de abastecimento, fornecendo visibilidade em tempo real por meio de sensores e dispositivos conectados, que permitirão o rastreamento de remessas, monitoramento de níveis de estoque e otimização de rotas, tornando-as mais eficazes e transparentes. 

 

Os dados coletados também fornecerão insights que podem ser aproveitados por sistemas de análise preditiva, facilitando a tomada de decisões, identificação de possíveis gargalos e permitindo a adoção de processos proativos na resolução de problemas. 

 

A IoT trará maior eficiência operacional, prazos de entrega reduzidos, resiliência e gerenciamento de riscos mais efetivos, permitindo que as empresas antecipem problemas e estratégias, além de fornecer uma melhor experiência entregue ao cliente. 

 

Abordagem com foco no cliente

 

Superar as expectativas do cliente é essencial para a logística moderna. E as empresas do setor estão buscando uma abordagem inovadora para garantir a melhor experiência, principalmente de entrega na última milha, oferecendo diversas alternativas de entrega e acesso em tempo real ao status de seus pedidos. O uso de drones e caminhões autônomos, a adoção de soluções de transporte mais ágil e confiável, entre outras novidades, devem se fazer mais presentes no futuro próximo. 

 

O futuro da logística

 

A revolução tecnológica e a adoção de tecnologias e abordagens inovadoras irá mudar a forma com que as empresas do setor operam, desde a maneira que embalam produtos, entregam e transportam mercadorias. 

 

A otimização das operações, tendo como base o uso de soluções de automação, inteligência artificial e análise de dados, estará no centro da estratégia de negócios das empresas que procuram melhorar suas operações e manterem-se atualizadas com as tendências que devem ditar o rumo da logística mundial. 

 

Tecnologias inovadoras, o foco no consumidor e em processos que garantam a sustentabilidade, mais uma abordagem proativa de gestão de riscos, estarão entre as prioridades das empresas que buscam na inovação conquistar um diferencial competitivo no setor, reduzir custos e fornecer os melhores serviços aos clientes. 

 

Por isso, a Favorita investe nas melhores tecnologias para garantir a segurança e qualidade nos serviços aos clientes e em um sistema de gestão da qualidade que contribui para a consistência e o aprimoramento de processos internos e melhoria contínua dos serviços. 

 

A Favorita tem como prioridade oferecer soluções de transporte cada vez mais eficazes, com um alto padrão de qualidade mantido por auditorias internas e externas e análises críticas de indicadores de desempenho. Fale com nossa equipe e conheça nossas soluções de transporte de cargas. 

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

14:25