Logo da Favorita Transportes

Saiba como calcular o ROI em logística para sua empresa

DicasRedação Favorita14 de maio de 2024
Saiba como calcular o ROI em logística para sua empresa

Saber calcular o ROI em logística é crítico para garantir que os investimentos no setor estão sendo realizados com eficiência. Esse indicador avalia ativamente a rentabilidade e eficácia dos investimentos realizados pela empresa, e isso está relacionado às melhorias e atualizações da infraestrutura de transporte, adoção de tecnologias e ao desenvolvimento de estratégias para otimizar a cadeia de abastecimento.

Com isso, as empresas do setor conseguem determinar seus ganhos de forma tangível por meio dos investimentos, reduzir custos, aumentar fluxos de receitas, melhorar a qualidade dos fornecedores ou otimizar a experiência do cliente.

Mas por que o ROI é tão importante para as empresas logísticas?

São vários os motivos:

Melhor gestão de custos

Operações logísticas podem representar um custo operacional significativo, incluindo gastos com combustível, manutenção e mão de obra. A análise do ROI auxilia na identificação de áreas que precisam de melhorias, seja para reduzir despesas ou para garantir uma maior rentabilidade dos negócios.

Alocação de recursos aprimorada

A análise do ROI em logística ajuda as empresas a saber como alocar seus recursos. Ao direcionar os investimentos para projetos que podem gerar maior retorno, as empresas conseguem melhorar a utilização dos recursos disponíveis e os seus resultados.

Maior vantagem competitiva

Em um cenário extremamente competitivo, saber calcular o ROI em logística pode ser um fator de mudança significativa nos negócios. Esse cálculo permite a oferta de tarifas mais competitivas aos clientes, investimento em novas tecnologias e maior destaque frente aos concorrentes.

Negócios mais sustentáveis

Por ser um esforço contínuo, a análise do ROI em logística permite que as empresas identifiquem tendências e áreas que precisam de melhorias. Essa adaptabilidade contribui para que os negócios se tornem mais ágeis e proativos em relação às mudanças que podem ocorrer no mercado.

Relacionamento com investidores

Muitas empresas dependem de investimentos externos para manter os negócios funcionando. Demonstrar um histórico de ROI pode ajudar a melhorar o relacionamento com os investidores e serve como um compromisso da empresa com a criação de uma estratégia de crescimento sustentável dos negócios.

Como calcular o ROI em logística

O ROI em logística possibilita guiar as empresas e capacitá-las a tomar decisões mais informadas, agilizando operações e buscando maior eficiência operacional. Para calcular esse ROI é necessário implementar uma fórmula bem simples: ROI = lucro líquido–custo de investimento / custo de investimento X 100.

Em seguida, a empresa precisa:

Avaliar as principais métricas

O ROI em logística exige que a empresa monitore algumas métricas para ter acesso a insights sobre diversos aspectos relacionados à operação logística:

  • Custo por quilômetro rodado. Engloba gastos com combustível, manutenção e custos administrativos
  • Taxa de giro de estoque. Voltada para mensurar a rapidez com que o estoque é utilizado e reabastecido
  • Entrega dentro do prazo. Avalia a pontualidade das entregas realizadas pela empresa
  • Satisfação do cliente. Indica se os serviços atendem às necessidades dos consumidores
  • Índice de ocorrência. Mensura incidentes como avarias, extravios ou devoluções

Conhecer os fatores que impactam no cálculo do ROI em logística

Entender os fatores que impactam no cálculo do ROI em logística ajuda as empresas a tornarem seus investimentos mais efetivos, aumentando a rentabilidade da operação:

  • Custos de transporte. Aqui entram os gastos com combustível, despesas de manutenção da frota e custos com pessoal
  • Sistemas de rastreamento. É preciso avaliar soluções para otimização de rotas e sistemas de gerenciamento de armazém
  • Gestão de inventário. Envolve a implementação de práticas para tornar gerenciamento de estoque e a previsão da demanda mais eficientes
  • Normas de conformidade. São os regulamentos de segurança, ambientais, regras aduaneiras e comerciais

Estratégias para aumentar o ROI em logística

As empresas podem adotar algumas estratégias para otimizar a operação e reduzir seus custos:

Planejamento eficiente de rotas

Investir em soluções avançadas para o planejamento de rotas contribui para levar maior inteligência a esse processo, reduzindo o consumo de combustível e desgaste dos veículos.

Otimização de frota

Consiste no dimensionamento ideal da frota para atender à demanda, reduzindo o tempo ocioso dos veículos e os custos operacionais.

Negociação com fornecedores

Implementar estratégias de negociação mais eficazes pode garantir melhores condições e preços mais baixos.

Adoção de tecnologia

A adoção de tecnologias inovadoras tem impacto direto no ROI em logística. A IoT permite o rastreamento e monitoramento de ativos e remessas em tempo real. A inteligência artificial torna a previsão de demanda, otimização de estoques e aprimoramento de rotas mais eficazes. A tecnologia blockchain fornece transações mais transparentes e seguras.

Sustentabilidade

A adoção de práticas sustentáveis, como a logística verde, uso de veículos elétricos e estratégias para compensação de carbono, ajuda as empresas a melhorar sua reputação, reduzir custos e conquistar a fidelidade dos clientes.

Gestão de talentos

A gestão de talentos ajuda a reter funcionários, desenvolver lideranças e aumentar a satisfação dos funcionários. Mas também inclui treinar motoristas para que não se envolvam em comportamentos de risco e tornem a viagem mais segura.

Desafios para o melhor ROI em logística

Buscar um maior retorno sobre os investimentos é uma prioridade para a maioria das empresas, mas é importante entender os desafios que podem impactar nos negócios. Mudanças na demanda, volatilidade dos preços de combustíveis, mudanças econômicas, riscos com segurança cibernética, uso de tecnologias obsoletas, mudanças regulatórias e pressões competitivas — guerras de preços e expectativas dos clientes, são alguns exemplos.

Compreender esses riscos e saber como abordá-los contribui para elevar o ROI em logística. Para tornar a gestão desses desafios de forma efetiva, é necessário contar com um planejamento estratégico plenamente adaptável e investir em uma cultura de inovação, tornando a operação mais lucrativa e eficiente.

Isso é fundamental em um setor altamente dinâmico, marcado pelas evoluções tecnológicas e recheado de mudanças nas demandas dos clientes e novas oportunidades. Para ter sucesso, a parceria com uma empresa com mais de 70 anos de mercado, como a Favorita, que implementa as tecnologias modernas para garantir a segurança da sua carga, entregas de qualidade e pontualidade, é essencial para garantir o maior retorno sobre seus investimentos. Entre em contato e conheça nossas soluções e serviços prontos para o seu negócio.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

13:56