Logo da Favorita Transportes

Tecnologias de rastreamento logístico para melhorar a visibilidade das operações

TecnologiasRedação Favorita21 de março de 2024
Tecnologias de rastreamento logístico para melhorar a visibilidade das operações

As tecnologias de rastreamento logístico permitem que as empresas coletem dados em tempo real para melhorar a visibilidade e a tomada de decisões sobre andamento das operações e para a otimização de processos. 

Por meio de uma rede de dispositivos conectados a uma rede IoT, as empresas do setor conseguem rastrear a localização das remessas, entre outras informações importantes, transmitindo esses dados para uma plataforma inteligente. Algoritmos de aprendizado de máquina, então, entram em cena e transformam essas informações em insights preditivos — como ETA, notificações e até mesmo interrupções na cadeia de suprimentos — precisos que podem ser utilizados para implementar processos automatizados que tornam as operações mais ágeis. 

Relatório da IBM demonstra que 87% dos Chief Supply Chain Officer (CSCOs) consideram que prever e gerenciar interrupções na cadeia de suprimentos um desafio para as operações, com a falta de visibilidade sendo citada como um grande problema por 84% dos profissionais. 

O uso de tecnologias de rastreamento logístico mitiga esse desafio, revolucionando a cadeia de suprimentos ao proporcionar uma visibilidade sem precedentes da movimentação das mercadorias, não importando se são transportadas por via terrestre, área ou marítima. 

Benefícios das tecnologias de rastreamento logístico 

As tecnologias de rastreamento logístico de remessas em tempo real proporciona benefícios que vão além do aumento da visibilidade na cadeia de suprimentos: 

Gerenciamento de estoque 

Saber exatamente onde estão os produtos, tem um papel fundamental para melhorar o gerenciamento de estoque. O rastreamento logístico em tempo real permite que os profissionais do setor gerenciem o nível de estoque com maior facilidade, garantindo o número ideal de produtos disponíveis para atender ao nível de encomendas. Além disso, o rastreamento permite maior agilidade da empresa para responder a possíveis interrupções na cadeia de abastecimento, evita estoques excessivos, atrasos e custos desnecessários. 

Comunicação e colaboração 

O envio de produtos envolve uma estratégia de comunicação que impacta diversos parceiros, como expedidores, transportadoras e distribuidoras. As tecnologias de rastreamento logístico em tempo real permitem que todos tenham acesso a informações importantes sobre a remessa, facilitando na identificação e resolução de problemas de maneira colaborativa. Com isso, a tomada de decisões é fortalecida, se tornando mais ágil e garantindo que todos trabalham em uníssono. 

Redução de custos e riscos 

As tecnologias de rastreamento logístico fornecem informações sobre a programação e roteamento, colaborando para que as empresas de transporte possam se antecipar a situações imprevistas que gerem atrasos na entrega. Como têm acesso a informações em tempo real, os gestores da cadeia de abastecimento conseguem redirecionar remessas, buscar opções de transporte alternativas e tomar outras medidas para reduzir atrasos e custos adicionais. 

Experiência do cliente 

A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso das empresas em um mundo de negócios cada vez mais competitivo. As tecnologias de rastreamento em tempo real garantem que os clientes sejam mantidos informados sobre o andamento de suas remessas, ajudando a construir confiança e tornar sua experiência mais completa. Ao fornecer prazos de entrega precisos e responder rapidamente a situações que podem ocasionar atrasos, a empresa atua para criar um laço mais forte com cada cliente. 

Tecnologias de rastreamento logístico 

O rastreamento logístico está em evolução, e o uso de ferramentas digitais marca um salto significativo na forma que as empresas do setor gerenciam e monitoram o transporte de cargas. Atualmente, atualizações em tempo real se tornaram fundamentais para as empresas modernas, garantindo visibilidade, controle e segurança em relação às remessas e fornecendo informações sobre cada etapa da viagem. 

As tecnologias de rastreamento evoluíram de sistemas baseados em papel para o rastreamento digital em tempo real. Se no passado, monitorar remessas envolvia suposições e espera, essa abordagem demorada e propensa a erros ficou para trás. Com a introdução de sistemas de intercâmbio eletrônico de dados (EDI), a forma com que essas informações passaram a ser processadas se transformou. E hoje, com a internet e a tecnologia móvel, a logística foi transformada, com várias ferramentas digitais surgindo para oferecer informações sobre as condições e segurança dos produtos transportados: 

Sistema de posicionamento global (GPS) 

A tecnologia GPS é amplamente conhecida e utilizada para rastrear veículos e contêineres, por fornecer informações de localização precisas para as empresas conseguirem monitorar o local exato onde suas cargas estão. A tecnologia GPS recebe o sinal de um sistema de satélites, calculando o tempo entre o envio e a resposta e determinando a posição das mercadorias, o que a torna crítica para calcular o tempo estimado da entrega. 

Identificação por radiofrequência (RFID)

O RFID utiliza campos eletromagnéticos para identificar e rastrear etiquetas afixadas em objetos. Essas etiquetas são anexadas à carga para fornecer a localização e também informações sobre o estado da mercadoria, tornando-a extremamente útil para o gerenciamento de estoques e para garantir a integridade das remessas. 

Telemetria 

A telemetria funciona por meio de sinais de rádio, infravermelho, ultrassom e satélite e conta diversas aplicações. Por ela é possível monitorar o desempenho do veículo, a forma com que o motorista dirige, o consumo de combustível, o tempo de frenagem, a velocidade média e outras informações vitais para o transporte de cargas, permitindo que os gestores de frota otimizem a eficiência dos veículos. 

Internet das coisas (IoT) 

A IoT permite a conexão de sensores aos mais diversos dispositivos para facilitar a coleta de dados. Na logística, a IoT pode monitorar a temperatura, umidade e vibração das remessas, o que a torna fundamental para o transporte de bens perecíveis ou frágeis que exigem que determinadas condições sejam mantidas durante o transporte. 

Aplicativos móveis 

A maioria das empresas logísticas oferece aplicativos móveis que permitem que os clientes acompanhem suas remessas em tempo real. Normalmente, esses aplicativos contam com informações sobre o status atual do envio, localização e tempo estimado para a entrega. Mas também podem fornecer um canal de comunicação direto entre o cliente e a transportadora. 

A importância do rastreamento em tempo real 

As tecnologias de rastreamento logístico estão se tornando cada vez mais importante para garantir a visibilidade e segurança das remessas. Os clientes esperam entregas rápidas e confiáveis, assim, o rastreamento em tempo real se mostra uma ferramenta vital para atender às expectativas desses clientes. 

Por isso a Favorita fornece um sistema de rastreamento de carga via internet que permite ao cliente acompanhar todo o processo, da coleta à entrega, identificando cada embalagem por meio de etiqueta com código de barras que garante a rastreabilidade do volume transportado, e com notificações automáticas sobre qualquer incidente que impacte no envio. Entre em contato e conheça nossas soluções logísticas. 

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

16:00