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Transporte rodoviário: Garanta serviços de alta qualidade

ServiçoRedação Favorita23 de abril de 2024
Transporte rodoviário: Garanta serviços de alta qualidade

O transporte rodoviário é uma atividade crítica para as empresas brasileiras. De acordo com a ANTT, o modal é responsável por 61% do transporte de cargas no país. Entretanto, devido aos diversos desafios que essa modalidade de transporte enfrenta, como a condição das estradas, custos, entre outros, muitas empresas logísticas sofrem com falhas na gestão de estoques e no atendimento ao cliente, enfrentam problemas com a frota de veículos e diversos outros fatores que impactam diretamente na qualidade do serviço fornecido.

Mas o que os gestores logísticos entendem como qualidade no transporte rodoviário? Muitos podem responder que oferecer uma frota moderna ou contar com motoristas experientes e constantemente treinados garante a qualidade do serviço, mas se esquecem de colocar nessa equação outros riscos que precisam ser analisados para garantir a pontualidade e confiabilidade das entregas.

Além disso, o sentido de qualidade pode variar de acordo com as características de cada cliente. Para alguns, ela pode ser mensurada de acordo com a pontualidade, nível de danos nas mercadorias transportadas, documentação fornecida etc. Mas, para outros, além desses fatores, a preocupação pode envolver métricas voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social da empresa de transporte rodoviário.

O que é qualidade no transporte rodoviário?

A qualidade no transporte rodoviário envolve todos os esforços realizados pela empresa para eliminar falhas e garantir que as remessas sejam entregues no prazo estipulado e nas melhores condições. Para isso, as empresas costumam implementar uma abordagem orientada a processos focados na prevenção e resolução dessas falhas durante todo o ciclo de vida do transporte de cargas, desde a coleta até a entrega para o cliente.

O controle de qualidade também envolve a implementação de uma série de práticas, ferramentas e estratégias. Por exemplo, as empresas logísticas podem utilizar sistemas baseados em dados para monitorar a forma com que o motorista conduz os veículos, otimizar rotas em tempo real, fornecer rastreamento e melhorar a visibilidade para controlar com maior eficiência seus processos operacionais.

Dicas para garantir a qualidade no transporte rodoviário

Com as empresas precisam garantir que as remessas sejam entregues no prazo, no local correto e sem danos, algumas práticas devem ser adotadas para tornar a estratégia de qualidade bem-sucedida:

Invista em tecnologia

A tecnologia é essencial para tornar o transporte rodoviário mais eficaz. Sistemas para gestão de frotas, telemetria e rastreamento de veículos garantem o planejamento de rotas e o gerenciamento da frota mais eficiente, impactando diretamente na qualidade dos serviços oferecidos.

Planeje adequadamente

Garantir que produtos sejam entregues no prazo e totalmente íntegros é fundamental para a reputação de qualquer empresa de transporte rodoviário. Mas isso exige um planejamento apurado, considerando fatores como condições das estradas, rotas mais eficientes e análise das condições de trânsito para evitar atrasos, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente.

Observe indicadores de desempenho

Estabelecer indicadores de desempenho e metas de qualidade, como prazo de entrega, atendimento ao cliente, nível de danos, entre outros, permite que a empresa identifique áreas que possam ser melhoradas e facilita a implementação de ações que otimizam o controle de qualidade no transporte rodoviário.

Gerencie estoques com eficiência

Como citado acima, o conceito de qualidade está atrelado a diversos fatores que, em um primeiro momento, podem parecer não ter conexão com o transporte rodoviário. Entretanto, gerenciar o estoque com eficiência impacta diretamente nos prazos de entrega e qualidade do serviço. Estabeleça processos que tornem esse gerenciamento mais inteligente e assertivo, evitando perdas e desperdícios de recursos.

Treine as equipes

O treinamento de motoristas e funcionários responsáveis pela movimentação interna de mercadorias é fundamental para garantir a integridade das remessas, desde a coleta no armazém até a entrega para o cliente.

Realize manutenção preventiva da frota

Manter a frota de veículos em boas condições é crítico para a segurança dos motoristas e das remessas, além de evitar atrasos na entrega causados por problemas mecânicos. Por isso, conte com uma estratégia de manutenção que atue de forma preventiva e corretiva para evitar problemas e reduzir custos.

Monitore o desempenho do motorista

Não basta controlar as condições e o desempenho dos veículos da frota, é necessário avaliar o comportamento do motorista também. Para isso, analise indicadores de consumo de combustível, entregas realizadas, acidentes, comportamento ao volante, entre outras métricas. Com essas informações, é possível implementar melhorias e ações de treinamento para capacitar a equipe.

Estabeleça parcerias

Garantir a qualidade e eficiência no transporte rodoviário também implica em estabelecer parcerias com fornecedores, como empresas mecânicas, locais para descanso e alimentação dos motoristas e fornecedores de serviços logísticos. São essas parcerias que podem agilizar os processos de transporte, reduzir custos no caso de algum problema mecânico e aumentar a segurança das remessas.

Como a Favorita garante a qualidade no transporte rodoviário

O transporte rodoviário é uma modalidade crucial para a economia brasileira. Exatamente por isso, as empresas do setor precisam adotar medidas para aumentar sua eficiência, a segurança, a qualidade dos serviços e a satisfação do cliente.

Por isso, a Favorita conta com um sistema de gestão de qualidade que garante a consistência e o aprimoramento de processos para oferecer aos clientes serviços de excelência e com a melhor experiência possível.

O foco das soluções de transporte rodoviário e logística da Favorita é oferecer soluções eficazes e com alto padrão de qualidade, mantido por meio de auditorias internas, para identificar pontos que podem ser aperfeiçoados, e auditorias externas, realizadas pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que confere, entre outras ações, se os processos atendem às exigências da certificação ISO 9001: 2015

Para manter a qualidade dos serviços oferecidos, a Favorita realiza diversas ações para garantir o desempenho dos serviços oferecidos aos clientes, como:

  • Análise dos prazos de entrega
  • Análise dos prazos de coleta
  • Pesquisa de satisfação do cliente
  • Avaliação de fornecedores
  • Treinamento contínuo de colaboradores
  • Controle das soluções de ocorrências
  • Investimento em melhorias

Além disso, a Favorita também conquistou diversas certificações, sendo destaque em premiações que reconheceram e reforçaram o compromisso com a qualidade, a inovação, a eficiência e a sustentabilidade da companhia. Entre em contato e conheça nossas soluções para o transporte rodoviário e logística.

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