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Desafios logísticos no e-commerce: como a Favorita pode ajudar sua empresa

LogísticaRedação Favorita24 de novembro de 2023
Desafios logísticos no e-commerce: como a Favorita pode ajudar sua empresa

Um dos maiores desafios logísticos no e-commerce é garantir a entrega de produtos aos clientes no menor tempo possível, algumas vezes, até no mesmo dia. Por isso, agilidade e eficiência são fatores primordiais para garantir a fidelidade dos clientes, evitando que busquem um concorrente mais preparado. 

 

Ou seja, não adianta apenas oferecer os melhores produtos a preços convidativos, se a entrega não fornecer uma boa experiência ao cliente. Mas esse não é o único desafio enfrentado pela logística. Para ser bem-sucedido, o e-commerce precisa estar atento ao comportamento do consumidor, às suas expectativas e também ao que outras empresas estão fazendo para otimizar a experiência desse cliente. 

 

Em um mundo em que o espaço on-line está lotado de lojas, que se multiplicam por todo o mundo, o Brasil é um dos países que mais se destaca. Pesquisa da ABComm mostra que o setor deve faturar cerca de R$ 185,7 bilhões em 2023, devendo alcançar um faturamento de até R$ 232,5 bilhões até 2026. 

 

Desafios logísticos no e-commerce

 

A logística desempenha um papel vital para esses números. No entanto, os desafios enfrentados podem tornar o fluxo das operações mais complexo, impactando desde o aumento dos custos de frete até problemas no transporte, levando a danos nas mercadorias. As empresas de e-commerce enfrentam problemas comuns, o que exige a adoção de processos voltados para melhorar a eficiência geral por toda a cadeia de abastecimento: 

 

Atrasos na entrega

 

Entregar rapidamente os pedidos dos clientes se tornou o foco das empresas de e-commerce e, por consequência, do setor logístico. Atualmente, o padrão adotado pela maioria das lojas é realizar entregas no prazo de 24 a 48 horas, com algumas prometendo entregas no mesmo dia. Apesar dos benefícios para os clientes, isso pode se tornar um pesadelo logístico, exigindo a utilização de tecnologias inteligentes e uma força de trabalho preparada para lidar com a complexidade logística envolvida. 

 

Players estabelecidos no mercado, como a Favorita, oferecem serviços sob medida para o setor de e-commerce, fornecendo os recursos necessários para garantir entregas no prazo e garantindo os recursos corretos de pessoal para enfrentar picos sazonais causados por datas especiais, como a Black Friday e Natal. 

 

Entrega em todo o Brasil

 

O Brasil é um país de dimensões continentais, por isso, o e-commerce e seu parceiro logístico precisam estar preparados para atender às necessidades dos clientes em qualquer lugar. Não basta o e-commerce fornecer um site “bonitinho” sem garantir entregas rápidas por todo o Brasil, mas isso significa um desafio significativo, principalmente para pequenos e médios comerciantes. 

 

A solução é contar com um parceiro experiente e que forneça as condições favoráveis para garantir que o produto chegue até o cliente no menor espaço de tempo. A Favorita atua fortemente nas regiões Centro-Oeste e Norte, com uma grande presença no setor de e-commerce, interligando essas regiões com a região Sudeste, principalmente São Paulo, onde fica sua sede, na cidade de Jandira. 

 

Localização

 

Para garantir entregas mais rápidas, as empresas de e-commerce precisam manter centros de distribuição localizados em diversos pontos do país. Só assim é possível processar remessas e garantir entregas mais rápidas. Por exemplo, uma loja que pretende vender para a região norte, precisa manter um armazém bem localizado naquela região. 

 

Mas não apenas isso, ela também precisa contar com o apoio de uma empresa de transporte e logística que conheça muito bem esse pedaço do Brasil, garantindo as melhores rotas para que os custos com o frete não afastem os clientes. 

 

Transparência e segurança

 

Rastrear remessas em tempo real já faz parte do dia a dia de muitas empresas de logística, principalmente porque o cliente exige saber exatamente a localização da sua compra e o andamento do pedido. Além disso, elas precisam garantir a segurança desse produto, evitando qualquer tipo de dano. 

 

A Favorita dá a devida atenção ao manuseio dos produtos durante todo o processo de transporte e entrega para o cliente, permitindo que as remessas sejam rastreadas, garantindo a transparência do processo de entrega durante todo o ciclo de compra, sem esquecer da última milha. 

 

Escassez de mão de obra

 

A área logística, assim como outras, enfrenta uma escassez de mão de obra especializada, impactando em diversos processos. Mas a tecnologia pode ajudar superar esse desafio. As empresas podem investir na automação e robótica para melhorar sua eficiência. 

 

A Favorita investe fortemente em novas tecnologias e na gestão da qualidade para garantir a consistência e aprimoramento de processos, melhorando a satisfação dos clientes e implementando uma abordagem de melhoria contínua nos serviços prestados. 

 

Danos nas mercadorias 

 

Os danos causados às mercadorias durante o transporte causam perdas financeiras significativas, mas também contribuem para minar a confiança do cliente. Seja pelo uso de embalagens insuficientes, manuseio inadequado ou serviços de transporte ineficientes, as empresas da área logística e e-commerce precisam atuar proativamente para reduzir riscos. 

 

A favorita investe constantemente na capacitação das equipes garantindo o manuseio e acondicionamento correto das cargas, agindo de forma proativa com ações preventivas para garantir a segurança dos produtos.

 

Dificuldades técnicas

 

A tecnologia é essencial para vencer os desafios logísticos no e-commerce. Entretanto, ela precisa ser implementada com eficiência para reduzir o tempo de inatividade, falhas de sistema e problemas de integração. Isso exige uma infraestrutura de TI robusta e confiável, com estratégias de contingência transparentes para agir rapidamente no caso de algum incidente. 

 

Na Favorita, a tecnologia é a mola mestra das operações, por isso, a equipe de TI está preparada para agir rapidamente no caso de problemas, garantindo a proteção de dados e sistemas críticos, mantendo o ecossistema atualizado e fornecendo os recursos necessários para identificar problemas e agir proativamente para solucioná-los. 

 

A prioridade da Favorita é oferecer soluções de logística eficazes, com o mais alto padrão de qualidade — mantido por auditorias internas que identificam pontos de aperfeiçoamento nos processos internos — e auditorias externas que garantem as exigências da certificação ISO 9001: 2015. 

 

Além disso, a Favorita realiza uma análise crítica de indicadores de desempenho, como prazos de coleta e entrega, pesquisa de satisfação, avaliação de fornecedores, além de implementar uma estratégia de treinamento contínuo de colaboradores, controlar a solução de ocorrências e investir continuamente em melhorias. Entre em contato e conheça nossas soluções de logística para o e-commerce. 

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