Logo da Favorita Transportes

Qual o caminho para a eficiência logística da sua operação de expedição?

Gestão LogísticaRedação Favorita11 de junho de 2024
Qual o caminho para a eficiência logística da sua operação de expedição?

A busca pela eficiência logística é um caminho longo e cheio de buracos no Brasil. Pesquisa mostra que os custos logísticos no país representam 13,7% do PIB. Em comparação, nos Estados Unidos, esse custo é de aproximadamente 8%. E são exatamente esses custos que criam um entrave para o desenvolvimento da economia.

Mas existe uma luz no fim do túnel. Esses custos podem ser reduzidos, sem impactar na qualidade dos serviços oferecidos ou na satisfação do cliente. Como? Implementando práticas que otimizem a eficiência logística da operação da empresa. Isso implica no investimento em tecnologias inovadoras e na transformação de processos.

Além de reduzir custos, a eficiência logística também impacta diretamente no tempo de entrega, no controle de qualidade e no gerenciamento da cadeia de suprimentos, algo vital para o sucesso dos negócios.

O que é eficiência logística

A eficiência logística demonstra se a empresa gerencia a operação logística com eficácia. Para isso, a empresa precisa monitorar os fornecedores, otimizar processos de remessa de produtos, mensurar a satisfação dos clientes e implementar uma estratégia de gestão de custos robusta. Entretanto, isso envolve diversos desafios que precisam ser acompanhados de perto:

Gerenciamento de custos

Combustível, armazenamento, depreciação dos veículos, seguros, impostos e despesas com pessoal fazem parte dos custos logísticos de uma empresa. Nos últimos anos, para atender a clientes cada vez mais exigentes, esses custos cresceram assustadoramente, impactando diretamente na lucratividade dos negócios.

Expectativas do cliente

Entregas rápidas, muitas vezes no mesmo dia, e gratuitas passaram a ser a norma do mercado para conquistar os clientes. E a única maneira de entregar um serviço que atenda às essas expectativas é implementar práticas que otimizem a eficiência logística, como uma estratégia just-in-time.

Visibilidade da cadeia de suprimentos

Quanto maior a operação, mais complexa a cadeia de suprimentos se torna. E isso representa um sério risco de ocorrência de problemas logísticos. A eficiência logística nesse caso implica na adoção de ferramentas para rastrear o estoque em tempo real por toda a cadeia de suprimentos.

Normas e regulamentos

As empresas do setor constantemente precisam lidar com normas e regulamentos para a remessa de produtos. Esse acompanhamento pode se tornar muito difícil se a empresa não contar com ferramentas tecnológicas que tornem o monitoramento de processos, licenças, impostos e tarifas mais eficiente.

Compreendendo a operação de expedição

A logística envolve diversas etapas para realizar a movimentação de produtos com eficiência. Essas etapas incluem planejamento, implementação e controle da movimentação, além de atividades relacionadas, como armazenamento, embalagem, documentação, conformidade e gestão de estoque.

Buscar a eficiência logística tem como objetivo otimizar esses processos, reduzindo seus custos, agilizando os prazos de entrega e transformando a satisfação do cliente. Esses fatores deixam clara a importância da operação de expedição, que procura enfrentar os desafios citados anteriormente para melhorar a operação logística como um todo e conquistar vantagens competitivas.

Mas como isso é possível?

Investindo em tecnologia

A eficiência logística está atualmente conectada ao uso de tecnologias modernas, como sistemas de gerenciamento de transporte, sistemas de gerenciamento de armazém e sistemas automatizados para capturar e analisar dados para otimizar a operação. Essas ferramentas fornecem visibilidade em tempo real para tornar a tomada de decisões mais inteligente. A Deloitte, por exemplo, identificou uma empresa que conseguiu economizar US$ 1,5 bilhão usando a análise de dados para redesenhar seus processos e otimizar sua cadeia de suprimentos.

Gerenciando o estoque

A adoção de práticas, como o inventário just-in-time, previsão de demanda e otimização do espaço, melhoram o gerenciamento de estoque, evitando quebras, reduzindo custos e tornando a operação mais eficiente.

Colaborando com parceiros

Construir relacionamentos sólidos com fornecedores e parceiros contribui para aumentar a eficiência logística, já que essa colaboração fornece maior experiência, infraestrutura e flexibilidade para a operação, melhorando os processos e reduzindo possíveis complexidades.

Otimizando rotas

A eficiência logística também está conectada à agilidade que as remessas são entregues. E isso depende das rotas escolhidas. A tecnologia permite identificar oportunidades de utilizar modais alternativos e buscar rotas mais eficientes, reduzindo custos, minimizando emissões e tornando a operação mais sustentável.

Buscando a melhoria contínua

Revisar e transformar regularmente processos logísticos contribui para a empresa implementar uma estratégia de melhoria contínua, impactando diretamente na eficiência logística da operação. Com isso, é possível identificar gargalos e ineficiências, além de áreas que podem ser melhoradas. Implemente os indicadores de desempenho corretos e promova uma cultura de inovação na operação.

Implementando indicadores de desempenho

Saber quais indicadores de desempenho implementar contribui para aumentar a eficiência logística de uma operação. Os principais são: entregas feitas no prazo, custos de transporte e armazenagem, satisfação do cliente, pedidos completos e no prazo (one time in full), tempo de atraso das entregas, tempo de ciclo do pedido, pedidos sem incidentes, tempo médio de entrega e acuracidade do inventário.

Como a Favorita pode melhorar a eficiência logística da sua operação?

Buscar a eficiência logística não precisa envolver uma transformação significativa nos processos operacionais, mas sim mudanças graduais e guiadas. A Favorita conta com tecnologia de ponta para otimizar a operação logística dos clientes. Por meio de uma solução acessível e personalizada, é possível implementar estratégias de melhoria, otimizar as operações, reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e alcançar um desempenho superior ao apresentado pelo mercado.

A solução logística da Favorita torna a gestão de inventário mais eficiente, utiliza rotas de transporte otimizadas e fornece aos clientes o compromisso com a melhoria contínua dos seus processos. Tudo isso para que possam prosperar em uma economia cada vez mais competitiva.

A prioridade da Favorita é oferecer soluções em transporte cada vez mais eficazes e com alto padrão de qualidade. Para isso, realiza auditorias internas que analisam prazos de coleta e entrega, avaliam fornecedores e satisfação do cliente para identificar pontos que podem ser aperfeiçoados nos processos internos, e auditorias externas, realizadas pela Fundação Carlos Vanzolini. Além disso, a empresa investe no treinamento contínuo dos colaboradores, investindo em melhorias e no controle das soluções de ocorrência. Entre em contato com nossos especialistas em logística e conheça tudo o que fazemos pela sua empresa.

Compartilhe:
Imagem de fundo whatsapp
Favorita Transportes

Olá, como posso ajudá-lo?

08:19